Como a automação de processos de RH pode ser uma boa estratégia?

6 minutos para ler

Você provavelmente já ouviu falar de empresas que implementaram a automação de processos de RH ou da necessidade de fazer isso em um momento de transformação digital. No entanto, pode ser que você não tenha certeza sobre a aplicabilidade desse tipo de tecnologia no contexto da sua organização.

Se você ainda tem dúvidas de que essa pode ser uma boa estratégia, leia este artigo até o final. Você vai entender como a dinâmica da automação funciona e como o setor de Recursos Humanos se beneficia dela. Confira!

Como funciona a automação de processos de RH?

Quando falamos de automação de processos de RH, nos referimos à ação de tornar automática uma tarefa que antes era feita manualmente, por um profissional do setor. A possibilidade de mudar esse modelo de trabalho aconteceu junto ao processo de desenvolvimento tecnológico e transformação digital nas empresas.

Em um passado não muito distante, uma organização que estivesse crescendo precisaria de cada vez mais funcionários de Recursos Humanos e Departamento Pessoal, para dar conta de obrigações como folha de pagamento, folha de ponto, férias, papelada admissional e de desligamento, processos seletivos, onboarding, treinamentos, entre outras.

Com a informatização desse setor, os dados passaram a ser digitais, mas, ainda assim, é possível que seu departamento articule todas essas tarefas manualmente, uma por uma ou usando planilhas.

A automação de processos de RH transforma esse cenário e coloca essas atividades sob a responsabilidade da inteligência artificial. Os sistemas automatizados são ensinados a dar conta das tarefas com eficiência, independentemente do volume de dados.

Quais são as maiores vantagens da automação no RH?

Você provavelmente já teve um pequeno deslumbre de como a automação de processos de RH pode ser útil no contexto da sua empresa. No entanto, separamos os benefícios que têm atraído a maioria dos profissionais do setor e convencido gestores a investir em sistemas automatizados. Veja só.

Otimizar o trabalho e o tempo da equipe

Uma das palavras que constantemente aparece junto de “automação” é “otimização”. Trata-se de tornar um processo o mais eficiente possível, geralmente realizando o melhor em menor tempo.

A otimização do tempo e do trabalho do time de RH é um dos grandes atrativos da automação, principalmente no momento atual, em que esse setor tem sido cobrado em relação a uma atuação mais analítica e estratégica.

Esse tipo de trabalho é praticamente impossível se os profissionais continuarem presos às tarefas repetitivas, afinal, ele demanda tempo e capacitação. A automação permite que a equipe se concentre nas ações fundamentais para gerar melhores resultados no recrutamento e na satisfação dos talentos da empresa.

Garantir a segurança de dados

A segurança de dados é uma das grandes preocupações atuais das empresas. Mensalmente, uma organização lida com um volume significativo de informações pessoais e financeiras, que precisam ser protegidas.

A automação favorece esse processo de segurança da informação, principalmente porque menos pessoas passam a manusear esses documentos. O processo de coleta, armazenamento, organização e uso dos dados é feito automaticamente por um sistema inteligente. O acesso pode ser controlado por níveis e registrado para consultas posteriores.

Melhorar o processo de recrutamento

O recrutamento é um processo delicado e uma das maiores responsabilidades do setor de Recursos Humanos. Contar com tecnologias que permitam melhores resultados na seleção de talentos é imprescindível e, por isso, a automação tem sido tão usada nesse aspecto.

Ela atua em diversas frentes do processo seletivo, como na filtragem de candidatos por características específicas, na criação de arquétipos para vagas, nos testes de competências e, até mesmo, no mapeamento dos perfis das equipes que já atuam na organização.

Todos esses recursos e a orientação a dados garantem decisões de contratação mais acertadas, proporcionando times de talentos mais produtivos e evitando a rotatividade.

Gerar relatórios mais efetivos

Um benefício de contar com sistemas de automação de processos de RH é que a administração que eles fazem dos dados favorecem a geração automática de métricas. Essas métricas, por sua vez, podem ser usadas para relatórios muito mais efetivos, já que têm informações fiéis à realidade.

O RH pode aproveitar para traçar indicadores estratégicos com base nos dados oferecidos pelo sistema, usando-os para guiar novos projetos, propor iniciativas ao Executivo e mostrar o sucesso das ações implementadas.

A gestão de pessoas se torna muito mais eficiente, já que passa a ter uma das características mais importantes do mercado: a orientação a dados. A organização passa a ser, inclusive, mais competitiva no cenário corporativo.

Diminuir erros em processos burocráticos

A diminuição de erros é uma das vantagens de apostar na automação de processos de RH. Essa melhoria acontece em diversas tarefas, já que possíveis equívocos humanos são evitados e lacunas produtivas são preenchidas.

No entanto, esse efeito positivo se ressalta em responsabilidades como a folha de pagamento e a folha de ponto. A automação delas e a redução dos erros poupa um grande volume de retrabalho e pode, até mesmo, trazer economia para a organização.

Como escolher a melhor ferramenta de automação para RH?

Como você já notou ao longo do texto, um sistema de automação de processos de RH vai ser o grande aliado da sua equipe na busca por uma alta performance. Assim, os resultados positivos dependem diretamente da ferramenta escolhida. Veja alguns aspectos que você deve considerar ao buscar por essa tecnologia:

  • possibilidade de acesso remoto (cloud computing);
  • capacidade de lidar com grandes volumes de dados;
  • personalização de acordo com as necessidades da sua empresa;
  • suporte e treinamento oferecidos para sua equipe;
  • mecanismos de segurança dos dados;
  • interface de fácil manuseio que favoreça uma gestão estratégica.

Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você a perceber como investir na automação de processos de RH é um passo importante para manter o setor competitivo e pronto para os desafios da gestão de pessoas. Aderir à transformação digital é uma necessidade para administrar com maior eficiência e garantir os melhores resultados.

A TIDEXA quer ser sua parceira na implementação de tecnologias que otimizem o trabalho do seu RH. Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar. 

Posts relacionados

Um comentário em “Como a automação de processos de RH pode ser uma boa estratégia?

Deixe um comentário