Entenda por que o backup vai ajudar a proteger a sua empresa

5 minutos para ler

Não é mais uma novidade, para gestores e empresários, que vivemos na era da informação. Neste cenário, em que o uso inteligente de dados é de suma importância, funcionalidades de segurança, como o backup, são indispensáveis.

Afinal, diante de a um grave evento de segurança, que comprometa as informações estratégicas de uma empresa, ter uma cópia dos dados armazenada em local seguro pode literalmente impedir que o negócio vá à falência!

Por essa razão, decidimos elaborar este conteúdo com mais informações a respeito dessa prática! Continue a leitura e descubra como uma rotina de backups pode salvar sua empresa!

Porque o backup é tão importante para sua empresa

O backup pode ser descrito como o ato de copiar arquivos importantes e armazená-los em um servidor seguro. Isso para que, ante uma emergência em que os dados sejam corrompidos, a informação perdida possa ser recuperada facilmente.

A verdade é que, hoje em dia, os dados são ativos valiosos, o que leva muitas pessoas e organizações mal-intencionadas a criar subterfúgios para roubá-los ou corrompê-los. Existem até mesmo golpes em que hackers bloqueiam todos os dispositivos de uma empresa e impedem o acesso a eles até que uma determinada quantia lhes seja paga.

Em uma situação como esta, ter acesso a uma cópia completa de todas as informações importantes dá mais margem de ação para a empresa e seu setor de TI.

O perigo dos vírus de computador

Outra fonte de ameaça são os vírus de computador. Esses programas maliciosos atuam de forma oculta nos hardwares das empresas e podem monitorar as informações acessadas por meio deles.

Esses softwares maliciosos podem corromper dados importantes e até mesmo danificar o hardware em questão, fazendo com que os arquivos, armazenados nele, sejam perdidos.

Uma rotina de backups eficiente, porém, abre espaço para que a empresa mantenha o acesso a seus dados, mesmo depois de receber esse tipo de ataque digital.

Principais tipos de backup

É necessário ressaltar que existem 3 tipos principais de backups, cada um deles alinhado a uma demanda específica. Continue a leitura e descubra suas principais características!

Backup Completo

Este tipo de backup copia todos os dados e informações úteis da empresa e os salva em um local seguro.

Backup Incremental

O Backup incremental faz uma cópia dos dados que foram alterados desde o último backup, atualizando assim as informações previamente salvas.

Backup Diferencial

Assim como o Backup Incremental, o Diferencial cria nova cópia dos dados salvos previamente. A diferença entre os dois tipos é que o Backup Diferencial visa copiar todos os dados, como o Backup Completo.

Entenda a diferença entre o backup em nuvem e em servidor próprio

Além dos tipos que foram apresentados, os backups também podem ser diferenciados pelo modelo de armazenamento de dados escolhido por seus responsáveis. Atualmente, as opções mais viáveis são o armazenamento em nuvem e em servidor próprio.

Confira as vantagens e desvantagens de cada tipo!

Backup em nuvem

O backup em nuvem ocorre quando a empresa opta por armazenar seus dados em um servidor externo, administrado por companhias especializadas na tutela de dados sensíveis. A grande vantagem desse tipo de backup é que ele costuma ser mais barato, pois não exige o investimento na aquisição de hardwares caros e na contratação de profissionais especializados.

Além disso, essa alternativa permite que os arquivos da empresa sejam alocados em diversos servidores ao redor do modo. O que significa que, mesmo se um deles for danificado, as informações ainda estão disponíveis.

Se esse modelo tem uma desvantagem, é o fato de que os dados ficam sob a tutela de outra organização. Logo, isso exige que seus proprietários fiquem atentos aos termos de uso do contrato de serviço.

Backup em servidor próprio

Como o próprio nome sugere, o backup em servidor próprio exige que a empresa armazene seus dados em um servidor nativo, que está inteiramente sob seu controle.

Em termos de vantagens, esse tipo de backup oferece uma autonomia muito maior para a empresa! A grande questão é que ele exige investimentos mais elevados em software e hardware, o que o torna uma opção inviável para muitas organizações.

Dada a importância atual dos dados, é necessário que as empresas invistam cada vez mais em ferramentas como os backups, que aumentam a proteção de suas informações estratégicas.

Apesar da relevância do backup, os líderes e gestores precisam se aprofundar no conceito de proteção de dados e conhecer outras soluções úteis nesse sentido. Baixe nosso Guia Completo Sobre Política de Segurança da Informação e descubra os principais pontos relacionados a este tema!

Posts relacionados

Deixe um comentário