Big Data: 3 exemplos de como pode ser aplicado no RH

3 minutos para ler

Você já deve saber que a grande maioria das tomadas de decisão assertivas estão ligadas à análise de dados, dessa forma, já conseguimos perceber a relevância de reunir e armazenar as informações relevantes para seja qual for o processo em questão. A ideia do Big Data gira em torno disso: recolhimento de dados, de diversas fontes, para pautar decisões.

Diante desse conceito, você consegue visualizar onde essa estratégia poderia ser aplicada no setor de Recursos Humanos? Independente das suas ideias de implantação no RH, a certeza é sempre a mesma: as vantagens são inúmeras! Vamos a fundo sobre esse assunto? 

Siga a leitura para compreender quais são as principais aplicações do Big Data no segmento do RH!    

1. Análise de talentos

É claro que não se pode falar sobre o RH sem comentar sobre o processo de gerenciamento de pessoas. Dessa forma, com o Big Data direcionado à análise de talentos, é possível compreender os gastos e investimentos com os colaboradores da empresa e o retorno dos mesmos na organização.

Para isso, a estratégia recolhe e analisa os dados relacionados aos colaboradores (atuais e futuros da empresa) e, então consegue responder questionamentos como: 

  • para onde estão indo os investimentos dessa categoria?
  • vale a pena direcionar esse montante para outro setor?
  • a instituição está realmente aproveitando o investimento aplicado? Etc.   

2. Contratação inteligente

O processo de análise de informações de candidatos para encontrar colaboradores alinhados com a necessidade e expectativa da empresa também pode ser uma tarefa desafiadora. 

Ainda mais quando consideramos que, além dos currículos físicos, é possível que os interessados às vagas se candidatem pelos sites de emprego, Linkedin e até Facebook. 

Com o apoio do Big Data, é possível automatizar processos e cruzar os dados fornecidos pelos candidatos às vagas por meio das plataformas digitais, assim, fica mais viável e prático encontrar os colaboradores certos.   

3. Retenção de talentos

Falando ainda em desafios no RH, podemos observar a busca constante pela retenção de colaboradores como um dos maiores da lista. O Big Data também pode auxiliar nesse sentido, justamente porque a partir dessa ferramenta, a equipe de RH consegue observar mais de perto os funcionários.

Dessa maneira, é possível compreender os pontos altos do comportamento e produção do colaborador e também as partes falhas. Podemos, portanto, reconhecer essa aplicação como uma espécie de triagem (fator necessário para dar nome aos problemas e então definir uma estratégia de melhoria).       

Pronto! Se a sua leitura chegou até aqui, você pôde ter uma noção maior de como o Big Data pode ser aplicado no setor de Recursos Humanos, mas acredite: além desses exemplos, há diversos outros tão relevantes quanto!

E aí, você acha que vale a pena investir nessa estratégia? Antes de dar a sua resposta oficial, dá uma olhada nos pontos vantajosos dessa implantação:

  • redução de erros no setor;
  • melhoria da análise preditiva;
  • atuação estratégica;
  • eficiência nos processos etc.

Agora que a gente já convenceu você que o Big Data é uma super estratégia para o RH, precisamos conversar sobre as nossas soluções: a TIDEXA pode auxiliar você na transformação do RH implementando serviços e produtos de ERP para o setor.

Quer saber mais? Então entre em contato conosco!         

Posts relacionados

Deixe um comentário