O que é o certificado SSL e qual sua importância?

6 minutos para ler

Quando decidimos criar um site, seja para vendas ou com outros objetivos, garantir a segurança dos nossos visitantes deve ser uma preocupação fundamental. Para isso, é necessário contar com as tecnologias certas, concorda? Um dos recursos mais recorrentes nesse sentido é o certificado SSL.

Criada em 1994, pela Netscape, essa ferramenta é utilizada atualmente por milhões de pessoas e apresenta vários benefícios. Para entender melhor do que ela se trata, seus tipos e sua importância, continue lendo!

O que é o Certificado SSL?

O Secure Socket Layer (SSL) é uma tecnologia de segurança. Seu objetivo é proteger a troca de informações entre o servidor em que um site é hospedado e um navegador durante a transmissão de dados. Para isso, ele cria um canal criptografado impedindo que terceiros tenham acesso às informações envolvidas nessa comunicação.

Com o SSL, apenas os lados autenticados podem ter acesso aos dados de maneira legível. O serviço favorece tanto os visitantes quanto o dono do site e tem grande importância — como explicaremos mais à frente.

Quais são os níveis de validação do Certificado SSL?

Embora tenham muitas características parecidas entre si, existem diferentes níveis de validação desse Certificado, cada um com suas particularidades. Para ajudar você a escolher o mais adequado, vamos explicá-los a seguir!

Validação de domínio

O Certificado SSL de Validação de Domínio (SSL DV) é o mais simples que você vai encontrar e, como o próprio nome já diz, ele vai validar apenas o seu domínio.

Ele é indicado, por exemplo, para plataformas de pequeno e médio porte que não necessitam que dados confidenciais sejam comunicados. Essa é a opção de Certificado SSL com a emissão mais rápida e o menor valor. Mas dependendo do seu site ela pode não ser suficiente.

Validação de organização

O certificado SSL OV vai além de exigir a prova de propriedade de domínio. Ele deve confirmar que o negócio ao qual o site se refere é legítimo, verificando informações sobre a empresa, como o registro, o nome e a localização.

Essa alternativa é indicada para organizações, empresas e, além disso, plataformas em que o usuário precisará fornecer dados confidenciais, como o CPF, o telefone, o endereço ou o número do cartão de crédito.

Como a certificadora precisará conferir um maior número de informações para esse certificado, sua emissão não ocorrerá tão rapidamente quanto a da primeira modalidade. Ela costuma levar cerca de dois dias para ocorrer.

Validação estendida

O Certificado SSL de Validação Estendida (SSL EV) é aquele cuja validação é a mais completa entre essas alternativas. Ele é considerado como o de maior status de segurança digital, sendo muito utilizado por instituições financeiras, como os bancos, por exemplo.

Para ser emitido, a certificadora pede, inclusive, documentos físicos da organização. O processo é, portanto, o mais longo de todos. Esse nível de certificação é o único que deixa a barra de identificação do site totalmente verde.

É importante lembrar que o que muda entre essas três modalidades é o nível da sua validação e, portanto, o status que ela traz ao seu site. O nível de proteção, por outro lado, é o mesmo.

Quais são os tipos de Certificado SSL?

Seja qual for o nível de validação a ser utilizado, você poderá escolher entre alguns tipos de SSL, como o Single Domain, o WildCard (coringa) e o Multi-domain. O primeiro deles é utilizado para se proteger apenas um domínio, enquanto os outros têm algumas particularidades a mais.

O SSL WildCard permite a proteção dos seus subdomínios, se houver. Ou seja, ele normalmente é necessário quando há nomes em seus subdomínios pertencentes a uma aplicação ou quando há diferentes servidores.

O Multi Domain, por sua vez, é utilizado para proteger mais de um site, servidor ou aplicação com o mesmo certificado. Assim, aqui também é preciso levar em conta suas necessidades para fazer uma escolha.

Qual é a importância de um Certificado SSL?

O SSL é fundamental para proteger os dados dos clientes e visitantes da sua página. Com ele, você promove essa segurança e ainda gera um diferencial competitivo. Isso, porque os usuários dão muita preferência a plataformas cuja confiabilidade é atestada. Aliás, um site seguro, na maioria das vezes, é decisivo para os usuários permanecerem nele, gerarem engajamento ou utilizarem os seus serviços.

Dessa maneira, essa certificação é indicada para todos os tipos de site, desde os que não utilizam dados pessoais até aqueles que precisam de informações como senhas, números de cartão, contatos ou outros tipos de dados, por exemplo, sendo ainda mais importantes nesses últimos casos.

É necessário lembrar-se que hoje existem muitas possibilidades e ferramentas que facilitam os crimes virtuais, inclusive envolvendo roubo de informações e fraudes. Por isso, é essencial se preocupar com a segurança. E o SSL é uma das medidas a serem tomadas, por evitar que terceiros compreendam os dados compartilhados. Não ignore o uso dessa tecnologia, pois ela é capaz de impedir vários prejuízos e dores de cabeça.

Também é importante ressaltar que, por mais que pareça vantajoso, o uso de certificados gratuitos não é recomendado. Isso, porque não possui nenhuma garantia por parte da certificadora. É importante, portanto, encarar o valor do SSL como um investimento importante.

Para finalizar, é preciso fazer mais um aviso aqui: além desse Certificado, é essencial contar com tecnologias que protejam o seu site contra hackers. O SSL visa proteger as informações trocadas entre o visitante e o servidor durante sua transmissão, o que é essencial, mas é necessário manter sua plataforma segura como um todo.

Agora você já conhece melhor o Certificado SSL e a sua importância! Não deixe de procurar uma boa certificadora e comece a utilizar esse serviço! Não se esqueça também de ficar de olho nos prazos de expiração do seu certificado e de verificar se tudo está funcionando adequadamente com essa tecnologia na sua página, está certo?

Esperamos que tenha gostado do post! Agora, não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais para alertar as pessoas sobre o quanto o uso de um Certificado SSL é recomendável.

Posts relacionados

Deixe um comentário