Como adotar a Inteligência Artificial no RH?

3 minutos para ler

Para começarmos a nossa jornada de conhecimento sobre a Inteligência Artificial no RH, é importante que você compreenda exatamente qual é o significado do termo “Inteligência Artificial”, já que é a partir dele que vamos construir este conteúdo. Em poucas palavras, IA é uma inteligência que simula o raciocínio humano em máquinas e softwares.

Esse segmento, obviamente, não é exclusivo do RH. Muitos setores podem se beneficiar dele e alcançar resultados concretos. Vamos conversar um pouco sobre isso? Neste post você descobrirá os benefícios dessa estratégia, os desafios da mesma e as melhores maneiras de implantá-lo no setor de Recursos Humanos.

Ficou curioso? Mantenha-se atento aos conhecimentos e aprenda muito mais sobre Inteligência Artificial no RH! 

Veja quais são as melhores práticas de implantação da IA

Diversos setores já estão colocando a IA em prática e seria muito estranho que o RH não adotasse essa tendência, não é mesmo? Pois bem, separamos uma lista do que pode ser feito no setor de Recursos Humanos com tanta inovação tecnológica. Veja, portanto, quais são as melhores práticas para implantar a IA hoje no seu setor: 

  • automatizar processos burocráticos;
  • facilidade em documentar informações sobre candidatos, utilizando, por exemplo, o chatbot;  
  • conhecer melhor a equipe e encontrar padrões comportamentais para cada um;
  • levantar necessidade de treinamento da equipe colaborativa da empresa;
  • manter a papelada do setor bem organizada e categorizada da melhor maneira possível etc.

Compreenda os desafios ligados ao tema

Seria mentira se apresentássemos a Inteligência Artificial como um grande mar de rosas. Não dá para negar que, em qualquer que seja o processo de transformação ou implementação, há desafios a serem superados. A inclusão da Inteligência Artificial não é diferente, veja alguns exemplos do que pode acontecer nesse percurso:

  • às vezes os colaboradores não têm conhecimento técnico suficiente para lidar com a Inteligência Artificial;
  • a confidencialidade, como sabemos, é assunto de tamanha preocupação para o setor do RH, que nem todos os gestores e líderes confiam na IA;
  • assim como qualquer tecnologia inovadora, a IA é uma implantação que ganha atualizações quase que diárias e a empresa precisa acompanhá-las, necessitando de uma manutenção contínua.

Sabendo de tudo isso, você pode estar se perguntando “como as empresas podem adotar esse tipo de tecnologia para a própria rotina de serviços?”. A nossa resposta é simples: os benefícios da Inteligência Artificial fazem tudo valer a pena.    

Descubra quais são os seus benefícios

É verdade dizer que a Inteligência Artificial pode melhorar os procedimentos do setor do RH, além de otimizar recursos, diminuir custos e facilitar processos trabalhosos para o setor, como demissões e admissões de colaboradores. Certamente, a Alta Performance relacionada à IA é o motivo mais coerente que uma equipe pode levar em consideração para adotar a estratégia.  

Pronto! Agora você já conhece todo o potencial da Inteligência Artificial no RH. Nós, da equipe TIDEXA, esperamos que você tenha aprendido muito com esta leitura. Arrisque-se em implantar essa tendência no seu setor e colha mais resultados com os seus colaboradores.

Se você curtiu este material, a gente tem certeza de que os seus amigos também vão curtir: compartilhe este post com todos eles por meio das suas redes sociais!

Posts relacionados

Deixe um comentário