Controle de ponto digital: conheça os benefícios

3 minutos para ler

Registrar as horas trabalhadas pelos colaboradores é uma necessidade das empresas, pois, por meio desse acompanhamento, elas conseguem fazer o pagamento correto de horas extras ou banco de horas, além de monitorar a jornada de trabalho.

A grande novidade é o uso do controle de ponto digital para isso. Essa tecnologia dá uma visão muito mais clara dos horários dos trabalhadores, possibilitando, até mesmo, monitorar profissionais que trabalham remotamente. Ficou curioso? Então continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

O que é o controle de ponto digital?

O controle de ponto já foi feito por anotações em um livro de registro, depois pelo relógio de ponto analógico que fazia a marcação em um cartão físico e, posteriormente, por meio do relógio de ponto digital, que registrava a presença do colaborador com o crachá ou ainda com a impressão digital.

Nesse sentido, podemos perceber uma evolução nos métodos de registro de frequência e pontualidade do colaborador.

A última novidade é o controle de ponto digital, feito por meio de aplicativos que podem exigir ou não a biometria para essa marcação. Ele pode ser usado com um relógio de ponto eletrônico ou individualmente, permitindo assim a anotação de horário dos colaboradores que trabalham fora da empresa.

Esse sistema pode apresentar integração com:

  • folha de pagamento;
  • catracas de acesso;
  • leitor de impressões digitais ou códigos de barras;
  • câmeras para identificar o profissional.

Quais são as vantagens que o controle de ponto digital oferece?

Podemos citar alguns benefícios que essa ferramenta traz para o RH da empresa. Destacamos aqui as principais.

Transparência nas informações

As informações registradas pelo ponto digital podem ser acompanhadas pelo gestor com muito mais clareza, na medida em que ele não precisará esperar o mês acabar para checar a pontualidade dos colaboradores. Os erros são diminuídos e os dados são precisos, conferindo bastante mais transparência ao processo.

Dados registrados com segurança

A aplicação dessa tecnologia não permite adulterações nos dados registrados, o que oferece uma margem de segurança muito maior não só para a organização como também para os colaboradores.

Confiabilidade no sistema

O armazenamento de informações desse tipo de controle é feito na nuvem, o que evita que os registros sejam perdidos por um problema no sistema ou uma falha local. Além disso, esses dados só podem ser consultados por pessoas autorizadas, que possuam o login e a senha de acesso para isso.

Facilidade no controle de banco de horas

Justamente pela automatização e a confiabilidade nos dados, o RH consegue acompanhar o banco de horas acumulado por cada profissional e administrar melhor as folgas provenientes desse acúmulo. Vale lembrar que a soma é feita pelo próprio sistema, evitando erros que possam prejudicar o colaborador ou a empresa.

O controle de ponto digital é mais um passo na modernização do RH e auxilia no controle dessa informação tão importante, que é o registro de assiduidade dos colaboradores. Para corporações que consideram esse aspecto algo pertinente a ser analisado no desempenho deles, a implantação de um sistema confiável torna-se imprescindível.

Este conteúdo ajudou você? Compartilhe-o então nas suas redes sociais para que mais pessoas conheçam essa novidade!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados