Qual o papel da criptografia na segurança de dados? Aprenda agora!

4 minutos para ler

Embora o conjunto de sanções relacionadas à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) tenha sido adiado, a lei em si já está em vigor, o que exige que as empresas se adequem para cumpri-la. Nesse sentido, essa é uma tarefa que pode se tornar mais simples por meio da criptografia.

Ao fazer uso dessa tecnologia, empresas de todos os portes e áreas de atuação se tornam capazes tanto de proteger suas informações quanto de garantir a integridade dos dados de terceiros, que estão sob sua responsabilidade — uma das exigências da nova lei.

Considerando esse fato, e os demais benefícios entregues pela criptografia, desenvolvemos este conteúdo para apresentar a você a tecnologia. Continue a leitura e entenda as vantagens da criptografia para a sua empresa!

O que é criptografia?

Em um cenário como o que vivemos atualmente, no qual o uso de informações é cada vez mais estratégico para as companhias, as pessoas físicas e jurídicas precisam implementar soluções para proteger seus dados. Afinal, o vazamento dessas informações pode acarretar uma série de problemas e prejuízos.

Nesse contexto, a criptografia surge como uma opção interessante e eficiente. Basicamente, ela pode ser descrita como um conjunto de práticas e tecnologias desenvolvidas com a finalidade de codificar informações.

Isso de uma maneira que elas só possam ser acessadas por pessoas autorizadas, indivíduos esses que contam com uma “chave” — a única ferramenta capaz de decodificar a informação criptografada.

Portanto, ao criptografar seus dados, uma empresa reduz drasticamente as chances de que pessoas mal intencionadas possam alcançá-los.

Quais as vantagens dessa tecnologia?

Analisando as características da criptografia, é fácil chegar à conclusão de que a principal vantagem dessa tecnologia é a otimização da segurança de dados, que pode ser alcançada por meio dela.

Uma vez que as informações têm grande importância no cenário atual, e tendem a ganhar ainda mais destaque com o passar do tempo, a implementação de soluções em criptografia já pode ser considerada um cuidado indispensável para muitas empresas, inclusive para as de menor porte.

O que significa que as companhias que começarem a utilizá-la mais cedo têm a oportunidade de sair na frente nessa disputa por posições no mercado.

Como a criptografia pode ser usada em favor das empresas?

Agora que você sabe o que é a criptografia, e entende a sua importância, continue a leitura e veja como a tecnologia pode beneficiar sua empresa!

Proteção de dados

Como foi citado, quando uma empresa criptografa suas informações estratégicas, ela cria uma eficiente barreira de proteção que impede o acesso de pessoas não autorizadas. Afinal, as informações em questão só podem ser compreendidas por gestores e colaboradores que tenham acesso à chave.

É importante ressaltar que, além de proteger os dados, essa funcionalidade abre espaço para que uma hierarquia de acesso seja criada. Isso torna o controle e o monitoramento do acesso a informações sensíveis mais simples e eficiente.

Backups mais seguros

Essa proteção de dados pode ser aplicada até mesmo nos dados que passam por rotinas de backups, aumentando assim a segurança das informações salvas e criando mais um meio de garantir sua integridade.

Mensagens e transações confidenciais

Por fim, mas não menos importante, a criptografia ainda pode ser usada para garantir a segurança de mensagens. Isso porque a tecnologia impede que, em caso de interceptação da mensagem enviada, o seu conteúdo seja compreendido.

Não precisamos ir muito longe para ver exemplos dessa prática. O próprio WhatsApp, usado diariamente por inúmeros brasileiros, faz uso da criptografia para impedir o vazamento de mensagens.

No âmbito financeiro, essa tecnologia pode tornar as movimentações de recursos entre empresas, bancos e outras instituições financeiras mais seguras, reduzindo assim os riscos de desvios e de golpes.

Fato é que as pessoas estão cada vez mais cientes da importância dos dados, de modo que, mesmo com o adiamento das sanções da LGPD, pessoas físicas e jurídicas já buscam por companhias que implementem boas práticas de segurança de informações.

Nesse contexto, podemos dizer que o uso inteligente de soluções em criptografia pode ser visto como um diferencial e até mesmo se tornar uma vantagem estratégica!

Agora que você sabe como a criptografia pode ajudar a sua empresa, compartilhe este artigo em suas redes sociais e ajude a divulgar esse conhecimento!

Posts relacionados

Deixe um comentário