Você sabe qual a importância da cultura de feedback? Saiba aqui!

3 minutos para ler

A cultura de feedback é uma prática que visa naturalizar a comunicação entre as pessoas da empresa, de forma que cada uma recebe a devolutiva sobre seu trabalho e direcionamentos importantes constantemente. Em outras palavras, trata-se de um sistema de desenvolvimento mútuo entre equipe e liderança.

Sendo assim, construir e alimentar essa cultura é importantíssimo para a organização. Pensando nisso, preparamos este conteúdo mostrando quais são os principais impactos de dar e receber feedbacks continuamente, salientando como isso melhora os resultados da empresa. Que tal ficar por dentro? Continue conosco nessa leitura! 

Quais são os resultados da cultura do feedback na empresa?

Antes de mais nada, precisamos deixar uma coisa clara: um chefe que sai tecendo críticas sobre o desempenho dos colaboradores sem nenhum direcionamento ou cuidado, certamente não está alimentando nenhuma cultura de feedback. É preciso determinar por meio de quais técnicas os feedbacks serão aplicados, combinado?

O mais importante é que o líder conheça os perfis comportamentais e saiba como interagir com cada membro da equipe para extrair o melhor de cada situação. Ferramentas como os tipos de personalidade, os arquétipos de Jung, a Pirâmide de Maslow etc. podem ajudar você nessa missão: estude sobre pessoas e estude sobre comunicação! 

Alinhamento organizacional

O primeiro grande benefício que demonstra a importância da cultura do feedback é o alinhamento organizacional que ela traz. Quando você obtém uma devolutiva praticamente imediata e em tempo real do que está desempenhando, sua tarefa vai sendo aprimorada e você vai aprendendo ali, instantaneamente, como direcionar seu trabalho.

Outro ponto importante é ter um plano de aperfeiçoamento para as falhas apontadas, ou seja, sempre que sinalizar uma falha, baseada na análise sólida de indicadores, oriente também uma solução ou caminho para melhoria. Como líder, acompanhe e se mantenha aberto para ouvir e perceber como está sendo o processo da equipe ou colaborador.

Equipe conectada e produtiva

Essa estrutura organizacional na qual a comunicação aconteça em top down está caindo cada vez mais em desuso. Isto é, aquelas hierarquias super rígidas, nas quais o chefe fala e os subordinados “obedecem”, não é produtiva. Sendo assim, o RH sempre busca alternativas para horizontalizar a comunicação, dando espaço e liberdade de expressão a todos.

Dessa forma, a cultura do feedback vai ao encontro dessa necessidade, visto que a equipe tem a possibilidade de compartilhar suas percepções, uma vez que cada membro dialoga sobre como está se sentindo e como a experiência de trabalho está sendo. O clima organizacional tende a melhorar quando a gestão escuta e encaminha mudanças.

Maior entrosamento pessoal

Quando a equipe está conectada assim, tem as mesmas informações ao mesmo tempo e abertura para mostrar como está sendo trabalhar na empresa, em um projeto específico, função ou tarefa, o clima organizacional melhora resultando em produtividade e mais qualidade nos produtos e serviços da empresa.

Concluímos então que o ponto alto da cultura do feedback nesse sentido é que, quando bem planejado, estruturado e alinhado, os colaboradores alcançam um bem-estar enquanto trabalhadores da empresa. A realização profissional e pessoal é muito importante para o desenvolvimento humano.

Já imaginou seu negócio posicionado entre os melhores locais para se trabalhar na área graças ao trabalho do seu RH? Pense nisso! Para chegar lá, continue conferindo as melhores práticas: curta nossa página do Facebook e acompanhe conteúdos que preparamos especificamente para você! 

Posts relacionados

Deixe um comentário