Veja como manter a cultura organizacional em tempo de home office

3 minutos para ler

Para manter a cultura organizacional no home office, o RH precisa se organizar e planejar métodos para fortalecer os valores da organização. A necessidade do distanciamento social realmente acelerou a tendência do trabalho remoto, e isso trouxe uma série de desafios para quem faz a gestão de pessoas e deseja integrar a equipe.

Na adaptação do trabalho em casa, a empresa precisa participar ativamente, direcionando, incentivando e dando suporte para que seus colaboradores continuem desempenhando os projetos sem maiores problemas, mas como fazer isso? O reforço da cultura organizacional faz parte: continue lendo e entenda melhor! 

O que significa cultura organizacional?

A cultura organizacional é o conjunto de costumes, crenças, valores, enfim, tudo isso que faz a empresa ser quem ela é. Ao pensarmos na cultura de uma pessoa, estamos refletindo sobre o conjunto de conhecimentos e costumes que ela aprendeu e agregou ao seu modo de vida. Podemos pensar a empresa de forma semelhante.

Sendo assim, é a cultura organizacional que orienta o modo de trabalhar da equipe. Além das questões operacionais referentes à execução de tarefas, ela também fala sobre como todos pensam o espaço organizacional e suas posições dentro do negócio. Separamos, então, algumas ações para fortalecer essa cultura em tempos de home office, veja! 

Ações afirmativas

O que adianta ter um folheto com todos os valores da empresa escritos e na hora do vamos ver abandonar os colaboradores à sua própria sorte? Não adianta nada. Dessa forma, o RH precisa planejar ações afirmativas que ajudem, de fato, na adaptação do trabalho em caráter de home office. Se é fornecer equipamentos ou ajuda financeira, faça isso.

Ajudar nesses elementos tangíveis é imprescindível. Além disso, o gestor deve se preocupar também em prover ferramentas que fortaleçam os valores. A empresa preza por integração e comunicação? Como as lideranças estão incentivando que isso continue? Há um sistema de centralização das informações? Como está sendo o contato? Pense nisso! 

Valorização humana

Além de, literalmente, viabilizar a questão operacional da cultura organizacional na casa dos colaboradores, há também ações afirmativas que são simbólicas, ou seja, aquelas que mostram que a empresa ainda se preocupa, continua analisando, reforçando e recompensando os valores que são mais alinhados com o que ela acredita.

Sendo assim, não se esqueça de valorizar sua equipe. Nesse sentido, o reconhecimento é diferente para cada equipe, projeto e colaborador. Vale a pena que a liderança analise a viabilidade das recompensas e aprenda o valor do reconhecimento verbal diante de todos. Isso faz muita diferença. 

Alinhamento do fit cultural

Vale a pena ressaltar a importância do fit cultural para alimentar a cultura organizacional da empresa mesmo de longe, em qualquer situação. Esse trabalho, obviamente, começa no recrutamento e seleção. Treinamentos também são importantíssimos para orientar e manter a chama acesa. Pense estratégias e trabalhe nesse propósito. 

Cultura de feedbacks

Por fim, mas não menos importante: cultive a cultura de feedbacks. Ao dialogar e trocar experiências e percepções com a equipe, as lideranças têm a chance de investir recursos em favor do desenvolvimento mútuo. Assim, a cultura organizacional vai se renovando por meio da troca. Mantenha a comunicação ativa e fluída! 

A tecnologia, sem dúvida, é um meio de manter isso acontecendo. Pratique isso agora mesmo: compartilhe este post nas suas redes sociais! 

Posts relacionados

Deixe um comentário