Entenda o que é cultura organizacional e seus benefícios!

4 minutos para ler

 A cultura organizacional faz toda a diferença para o setor de RH. Ela pode influenciar tanto em seus processos quanto no seu modo de lidar com os colaboradores, sendo também relevante na área de gestão de pessoas e em todos os demais âmbitos de uma empresa. Para utilizá-la da melhor forma, no entanto, é necessário compreender o seu conceito e seus possíveis efeitos.

Esse termo está presente na discussão de diferentes assuntos corporativos. Assim, consideramos válido destacá-lo e apresentar seu conceito, junto de alguns benefícios. A seguir, resumimos a importância da cultura organizacional e sua participação em variados momentos. Continue sua leitura e saiba mais!

O que é uma cultura organizacional?

Os valores, as crenças, a visão e a missão de uma empresa constituem sua cultura organizacional. Trata-se, portanto, de uma base para suas ações e estratégias. Ela ajuda a direcionar o modo como o negócio se posiciona, além da forma como lida com seus produtos, seus clientes, seus serviços e seus colaboradores.

É importante estruturar a cultura e colocá-la em prática no dia a dia, nas diversas atividades da sua empresa. No entanto, mudanças podem ser necessárias em algum momento, então é preciso acompanhar e, em caso de transformações, implantar tudo com muito cuidado e paciência. Alterar algo que está na base do negócio é um processo delicado, mas possível e, às vezes, necessário.

Muitas pessoas confundem o conceito de cultura com o de clima organizacional. Este último refere-se, porém, ao modo como as pessoas se sentem dentro da organização. A cultura, por sua vez, é o que norteia as políticas e as práticas de uma empresa, causando diferentes impactos. Vamos comentar alguns de seus possíveis efeitos no próximo tópico.

Quais são os benefícios da cultura organizacional?

Quando a empresa constrói uma boa cultura, cuidando bem do seu pessoal e traçando estratégias de qualidade, por exemplo, ela tem muito a ganhar. Seus valores e atitudes constroem uma boa imagem, ao mesmo tempo em que seu funcionamento interno é favorecido, evitando transtornos. Do contrário, quando os valores são negativos, o negócio pode lidar com diferentes desafios e prejuízos. A seguir, listamos quatro exemplos de benefícios de uma boa cultura empresarial. Confira!

Favorece um bom clima organizacional

Uma boa cultura deve favorecer um clima organizacional positivo. Ter como valores, por exemplo, o respeito aos colaboradores e o cuidado com seu bem-estar, promove a qualidade de vida no ambiente de trabalho e favorece a satisfação das equipes. Também é possível ter outras políticas, que promovem uma convivência saudável entre os diferentes cargos e valorizam a inclusão e a diversidade, entre outras. Tudo isso torna a empresa um melhor lugar para se atuar.

Aumenta a precisão dos processos seletivos

É importante falar sobre a cultura empresarial, tanto no site quanto em cada divulgação de vaga. Os valores, a missão e a forma de trabalhar devem estar informados, para que os possíveis candidatos analisem e percebam se identificam-se ou não com essas características.

É claro que o perfil dos profissionais deve ser avaliado durante o processo seletivo, mas isso ajuda a atrair pessoas realmente interessadas. Além disso, ter clareza sobre a cultura ajuda o RH a traçar o perfil desejado dos candidatos, assim como definir alguns pontos a serem considerados durante o processo.

Contribui para o engajamento e para a retenção

Ao promover um bom clima organizacional, boas condições de trabalho e valores com os quais os profissionais se identificam, a cultura também favorece o engajamento. Muitas vezes, problemas como o alto nível de rotatividade ou de baixa produtividade estão ligados a condições inadequadas que a empresa está oferecendo, mesmo sem perceber.

Os colaboradores trabalham melhor em um local onde se sentem bem. Se o seu bem-estar é cultivado e eles se identificam com a organização, haverão maiores chances de permanecer no negócio por mais tempo.

Essas são algumas vantagens de uma boa cultura organizacional. Aqui, nosso destaque foi para questões internas, mas vale lembrar que ela também está ligada à interação com o público, seus clientes e fornecedores.

Esperamos que tenha gostado. Que tal deixar um comentário nos contando o que achou do conteúdo?

Posts relacionados

Deixe um comentário