Qual a diferença do Data Center e Cloud Computing?

5 minutos para ler

Quando pensamos na importância dos dados para a operação de uma empresa, é fácil perceber por que tecnologias como o Data Center e Cloud Computing são tão importantes. Afinal, por meio delas, os softwares da companhia são capazes tanto de armazenar quanto de acessar informações, permitindo assim que os colaboradores executem suas tarefas.

A grande questão é: qual tecnologia atende melhor às demandas de uma empresa? Não existe uma resposta única para essa pergunta, pois cada negócio tem suas particularidades próprias.

Para ajudar você a tomar essa decisão, elaboramos este conteúdo com informações a respeito das principais características do Data Center e da Cloud Computing. Continue a leitura e entenda as principais diferenças entre as tecnologias!

Característica de um Data Center

De um modo simples, podemos descrever o Data Center como um servidor local em que todos os dados, necessários para a operação de uma companhia ou instituição, são armazenados.

É importante ressaltar que existe uma diferença entre o Data Center tradicional e o virtual. Enquanto o primeiro é um sistema alocado nas dependências da empresa, o segundo armazena dados em um servidor externo, administrado por uma empresa especializada, e pode ser descrito como a primeira geração da tecnologia Cloud Computing.

Dentre as principais características de um Data Center tradicional, podemos citar seguintes.

Centralização de dados

Como o Data Center fica alocado nas dependências da empresa, a empresa tem um nível de controle mais elevado sobre as informações armazenadas nele. Dependendo do modelo de operação do negócio, essa característica pode garantir tanto a proteção de dados estratégicos quanto a autonomia da empresa em relação a sua administração.

Infraestrutura de TI mais arrojada

Uma vez que o Data Center é composto por uma combinação de hardwares e softwares sensíveis, a empresa que optar pela tecnologia precisa investir mais na contratação de especialistas e na aquisição das ferramentas necessárias para que haja a correta administração e manutenção do Data Center.

Custos mais elevados

Além do investimento mais alto na área de TI, a companhia que optar por um Data Center tradicional precisa aplicar recursos na aquisição de sistemas de segurança, para garantir a integridade do servidor e dos dados armazenados ali.

É importante ressaltar que, durante sua operação, o Data Center costuma emitir muito calor, o que pode danificar seus componentes e até mesmo causar incêndios. Para lidar com esse problema, é importante que a empresa invista em sistemas de refrigeração eficientes, o que tende a refletir nos gastos de energia elétrica.

Características da Cloud Computing

A Cloud Computing, por sua vez, tem um conceito bem parecido com o de Data Centers virtuais. Isso ocorre porque a tecnologia visa armazenar os dados da companhia em servidores externos, administrados por empresas especializadas nessa atividade.

Acontece que, além de atuar no armazenamento de informações, a Cloud Computing também oferece a terceirização de poder computacional, o que abre espaço para sistemas e aplicações serem executados em servidores externos. Tal característica permite maior integração entre sistemas e, ainda, abre espaço para que softwares potentes sejam acessados em dispositivos mais simples.

Continue a leitura e conheça algumas das principais características da tecnologia!

Dados descentralizados

Toda a informação armazenada por meio da Cloud Computing é registrada em diversos servidores, que estão espalhados ao redor do mundo. Desse modo, mesmo que um servidor em especial apresente problemas, os dados continuam disponíveis para uso.

Terceirização de serviços

Como o armazenamento de dados é confiado a uma empresa especializada, serviços como a implementação de sistemas de backup e proteção contra ataques e invasões ficam por conta dessa empresa. Além disso, obviamente ela é a responsável pela manutenção de seus servidores.

Custos escaláveis

Outro ponto interessante a respeito da Cloud Computing é que o serviço pode ser contratado de modo escalável, ou seja, de acordo com as necessidades da empresa. Desse modo, as companhias que optam por essa tecnologia pagam apenas pelo espaço de armazenamento, e poder computacional, que realmente utilizam.

Escolher entre Data Center e Cloud Computing não é uma tarefa fácil. Afinal, essa decisão impacta diretamente o desempenho da companhia. Por essa razão, é importante que os responsáveis pela decisão levem em consideração as características de cada tecnologia e as demandas da empresa que administram.

Agora que você conhece as principais diferenças entre Data Center e Cloud Computing, que tal entender mais a fundo como a tecnologia em nuvem pode otimizar a gestão de sua empresa? Baixe nosso ebook e tenha acesso a esse conhecimento!  

Posts relacionados

Deixe um comentário