A importância da descrição de cargos nas empresas

6 minutos para ler

Para o bom funcionamento de uma empresa tudo deve estar interligado de forma adequada, certo? Assim, é preciso que os papéis estejam claros, bem como o modo com que as funções se relacionam. A descrição de cargos é fator fundamental nesse sentido. Neste post, você vai entender melhor os benefícios desse documento para os vários processos de RH!

Todo cargo tem sua importância em um negócio. É necessário reconhecer cada um e organizá-los da melhor maneira, sem sobrecarregar os funcionários ou prejudicar as rotinas com confusões. A seguir, vamos comentar como uma boa descrição contribui para tudo isso. Continue sua leitura e saiba mais!

O que é a descrição de cargos?

Trata-se da elaboração de um documento no qual são registradas todas as atribuições e requisitos profissionais e comportamentais, entre outras particularidades de um cargo, facilitando a organização e o fluxo de uma empresa. Todos os cargos, de quaisquer níveis hierárquicos, devem ter sua própria descrição, adequadamente documentada. Isso será importante em diferentes ocasiões.

Elaborar esses registros implica variadas etapas. Não basta pensar em um determinado cargo de forma geral e anotar suas características mais conhecidas: é necessário um processo completo, que considere a cultura organizacional, a situação atual do mercado, entre outros aspectos. 

De maneira bem resumida, é importante começar por um planejamento, definindo quais dados devem ser coletados e os métodos utilizados para a coleta. Pesquisas externas e conversas com os gestores da área são alguns passos fundamentais antes da preparação do documento em si.

Após definir as funções e responsabilidades, é necessário realizar a chamada análise de cargo. Isso significa estabelecer os requisitos que um profissional deve cumprir para ocupar a posição em questão, além das condições que a empresa deve oferecer a ele. 

Faz parte da análise pensar nas competências essenciais, na qualificação, nos conhecimentos desejáveis, nos aspectos comportamentais, entre outros fatores, necessários para aquele cargo. Isso fará parte do documento final. Existem vários modelos que podem servir como base para o registro. 

Vale ressaltar, ainda, que a descrição pode ser alterada em caso de necessidade. É indicado revisá-la de tempos em tempos, a fim de averiguar se é preciso adequá-la a alguma mudança interna ou externa à empresa. Lembre-se de que não se deve sobrecarregar um cargo.

Quais as vantagens de elaborar uma boa descrição de cargo?

Agora que já abordamos o que constitui uma descrição de cargo, vamos comentar sobre sua importância para a empresa. Separamos três de seus benefícios para explicar melhor. Confira!

Torna o negócio mais fluido e bem organizado

Com a descrição de cada cargo, é possível ter mais clareza sobre as devidas responsabilidades e atividades de cada um. Assim, evita-se que as atribuições e tarefas se confundam no dia a dia, tornando a empresa mais organizada. Isso não significa, no entanto, que os cargos não deverão interagir, afinal, tudo está conectado dentro de um negócio. A questão é entender como os papéis se relacionam de maneira adequada.

Os profissionais também não devem estar “presos” ao seu cargo para sempre, sem oportunidades de crescimento e mudança. É preciso pensar em como funcionará os desenvolvimentos de carreira naquele contexto. A descrição não é uma forma de engessar, mas, sim, de contribuir para o fluxo, facilitando a rotina da empresa e de seus funcionários.

Auxilia nos processos de recrutamento e seleção

A assertividade tem extrema importância nos processos de recrutamento e seleção. É necessário saber o que constitui um candidato adequado para uma vaga, pensando nas competências, no perfil e na qualificação indicados para o cargo. Com a descrição em mãos fica mais fácil estabelecer esses critérios, pois ela já informa os requisitos profissionais e mostra quais atividades serão desempenhadas. Revisar esse documento antes de planejar o processo seletivo é uma boa ideia, pois talvez você identifique algo a ser alterado.

A descrição do cargo pode servir como base para diferentes momentos. Ela ajudará a produzir a descrição da vaga, que será divulgada para atrair candidatos. Afinal, é preciso informar aos interessados sobre atribuições que caberão a quem for selecionado, além de explicar os devidos pré-requisito, com o intuito de filtrar as inscrições. Ela também será útil na triagem de currículos, elaboração de entrevistas e definição das avaliações a serem realizadas.

Promove melhores capacitações

Capacitar os funcionários também faz parte dos processos de uma empresa. Para que isso seja realmente eficiente, no entanto, é preciso identificar as demandas de cada cargo ou equipe. A descrição de cargos ajuda a perceber com mais clareza algumas das principais habilidades a serem desenvolvidas, contribuindo para a realização de treinamentos mais assertivos.

Claro que também é importante considerar outros fatores nesse sentido. As capacitações podem precisar ser direcionadas a outros assuntos, de acordo com as necessidades que surgirem. A descrição de cargos, porém, pode ser uma das bases para melhorar e acertar nessas medidas.

Qual a relação entre descrição de cargos e RH?

Como mostramos até aqui, a descrição de cargos se relaciona diretamente com diferentes processos do RH. Essa área tem, portanto, um papel fundamental na elaboração desses documentos. Para construí-la da melhor forma, porém, é importante contar com a participação de outros gestores.

Para descrever um cargo de TI, por exemplo, é fundamental ter o apoio do responsável por essa área, pois ele tem conhecimentos específicos que permitem definir melhor as devidas atribuições. Além disso, esses profissionais devem concordar e conhecer bem a descrição produzida, para que os cargos funcionem da forma estabelecida sem problemas.

Com a ajuda dos gestores e as pesquisas adequadas, fica mais fácil realizar todo o processo. Lembramos, por fim, que esse documento deve estar sempre fácil de ser acessado pelos profissionais de RH, já que será necessário em diversas atividades. Assim, é uma boa ideia manter ao menos uma cópia de cada descrição em uma plataforma digital, como um sistema de RH.

A descrição de cargos é parte fundamental de uma empresa e visa auxiliá-la. Agora que você conhece sua importância, não deixe de tomar os devidos cuidados com ela! Um sistema eficiente tem muito a contribuir para seus processos, inclusive para a utilização dessa ferramenta.

Esperamos que tenha gostado deste artigo! Para mais novidades não deixe de assinar nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe um comentário