Como uma estratégia de employee experience pode contribuir com o negócio?

3 minutos para ler

A correta gestão de pessoas é um elemento crucial para o sucesso dos negócios. É preciso saber como atrair, engajar e reter profissionais talentosos, garantindo que se empenhem para entregar ótimos resultados diários. Nesse contexto, o employee experience é de suma importância.

Pense no employee experience como uma estratégia centrada na experiência dos profissionais que fazem parte da empresa, no intuito de tornar cada ponto de contato entre colaborador e empregador mais agradável e estimulante. Para tanto, é preciso do empenho de todos os líderes da empresa, bem como de ações de endomarketing e qualidade de vida.

Nos tópicos seguintes, explicamos como uma boa estratégia de employee experience pode contribuir com o negócio e quais benefícios podem ser esperados. Continue sua leitura!

Aumenta o engajamento no trabalho

Por mais tecnológica que uma empresa seja, boa parte das suas tarefas depende do engajamento diário dos profissionais. Se esses talentos estão desestimulados, com pouca vontade de entregar resultados, a empresa pode ter prejuízos graves e até incontáveis.

Em vista disso, um dos primeiros e principais benefícios é o aumento do engajamento dos profissionais e equipes. Eles podem se sentir mais entusiasmados por fazerem parte de um ótimo ambiente de trabalho, bem como animados para dar início a projetos desafiadores.

Promove uma maior retenção de talentos

Outro benefício é o aumento da retenção de talentos. Várias empresas perdem profissionais qualificados para a concorrência por não conseguirem oferecer uma boa experiência. Então, ficam em uma posição de desvantagem competitiva.

Todavia, o employee experience garante que os profissionais se tornem mais leais à marca e fiquem por muito mais tempo dentro da empresa, sem perder o rendimento. Isso mitiga a rotatividade do quadro de trabalho, além dos custos demissionais.

Resulta em mais produtividade diária

Ao oferecer uma boa experiência, os profissionais passam a ter mais qualidade de vida no local de trabalho. Isso reflete diretamente na produtividade, pois empresas que oferecem qualidade de vida aos talentos são, em média, 86% mais produtivas.

Sendo assim, é possível afirmar que o employee experience pode estimular os talentos a entregarem resultados superiores à média, beneficiando a produtividade do empreendimento. Em outras palavras, eles farão mais com o mesmo nível de recursos.

Facilita a atração de novos talentos

Para finalizar, é interessante destacar que o employee experience tem um efeito externo. Ele permite atrair mais profissionais talentosos para compor os times de trabalho. O motivo é que os colaboradores, então satisfeitos, falam bem da empresa para amigos e familiares.

É possível aproveitar os colaboradores promotores também para reforçar a marca empregadora. Nesse caso, é interessante criar chamadas para redes sociais, fazer vídeos curtos e mostrar o clima positivo que envolve a empresa. Assim, a atração de talentos será muito superior.

O employee experience é um componente de algo maior, chamado de RH estratégico. Esse novo modelo de RH trabalha com os talentos para obter resultados superiores e garantir vantagem competitiva à empresa. Também aposta em novas técnicas para criar um ambiente de trabalho criativo, diversificado e interessante.

E então, gostou do nosso artigo? Aproveite para continuar conosco e aprenda sobre o que é RH estratégico e quais são as suas principais tendências. Vamos lá!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário