O que é Employee Value Proposition e como criar um para a sua empresa

4 minutos para ler

Você já pensou como é importante construir um ambiente de trabalho do qual as pessoas queiram fazer parte? Esse é o melhor caminho para atrair e reter talentos, e é o foco do conceito de Employee Value Proposition.

Neste artigo, vamos compartilhar com você a importância de aderir a esse direcionamento. Além disso, você vai descobrir quais fatores podem ser agregados na hora de montar esse plano de valor. Continue a leitura e confira.

O que é Employee Value Proposition e qual sua importância?

Quando uma organização abre um processo de recrutamento, é comum pensar no que cada candidato pode oferecer para o crescimento do negócio. No entanto, se você quer atrair os melhores talentos do mercado, é essencial mostrar a eles que sua empresa tem uma proposta de valor sólida.

É disso que se trata a Employee Value Proposition, termo que, traduzido, significa “proposta de valor para os colaboradores”. Ele está bastante atrelado à experiência do profissional na empresa, afinal, vai unir benefícios tangíveis e intangíveis que influenciam a satisfação.

A marca empregadora que institui uma EVP sólida tem maior facilidade de atrair profissionais qualificados e motivados. Além disso, a retenção de talentos e o desempenho deles dentro da empresa têm melhores índices.

Como estruturar uma EVP para a empresa?

Agora que você sabe do impacto da Employee Value Proposition para a organização, descubra quais fatores vão ajudar você a construir uma proposta de valor diferenciada e atrativa para candidatos e profissionais que atuam na corporação.

Fortaleça a cultura

A cultura da empresa concentra os valores que ela defende e a missão que ela segue em sua atuação. Ter esses aspectos bem definidos e disseminá-los é uma das formas mais eficientes de estruturar uma EVP. Isso porque a cultura pode ser comunicada para o público, para os profissionais do mercado e internos, se tornando parte da identidade.

Cultive um ambiente saudável

O ambiente corporativo é um benefício intangível que pesa na proposta de valor oferecida aos colaboradores. Pouco adianta uma cultura bem definida se ela não se mostrar real na prática do dia a dia. Por isso, garantir que o ambiente interno reflita a experiência satisfatória que foi prometida é fundamental.

Crie um plano de benefícios

Falando de valores tangíveis, os benefícios corporativos são um exemplo do que pode fortalecer a EVP. Eles são um adendo ao salário e agregam qualidade de vida para os profissionais. Um plano de benefícios deve ser focado em bem-estar e saúde, considerando o perfil dos colaboradores e suas necessidades.

Adote planos de carreira

Mais uma forma de agregar valor à proposta que sua empresa faz aos talentos é dar boas expectativas de futuro, mostrando desejo de investir na carreira dos que atuam na organização. Isso pode ser feito com a adoção de planos de carreira dinâmicos e pensados em conjunto com cada profissional.

Comunique com eficiência

Por fim, é necessário garantir que a EVP que o RH estruturou seja transmitida de forma eficiente aos profissionais, sejam eles candidatos em potencial, sejam já atuantes na organização. Para isso, invista em uma comunicação propositiva e transparente, que apresente os itens da proposta de valor nas mídias, nos anúncios de vaga e nos informes internos.

Esperamos que este conteúdo ajude você a montar uma Employee Value Proposition atrativa para cativar e reter os melhores talentos do mercado. A visão desse conceito pode transformar sua marca empregadora em uma referência no universo corporativo.

A forma de gerenciar pessoas tem um impacto significante na experiência dos profissionais. Se você quer se aprofundar nesse tema, faça o download gratuito do nosso e-book “Guia completo para fazer gestão de pessoas de forma eficiente”. Boa leitura!

Posts relacionados