O trabalho remoto pode ser uma grande oportunidade, afinal, permite a manutenção das tarefas diárias e a colaboração a distância. Entretanto, quando mal implementado, promove uma série de prejuízos, como a redução do engajamento dos colaboradores.
Para evitar tal problema, é preciso saber lidar com a situação. Investir na ótima relação entre líderes e seus liderados é um começo. Também é necessário investir na comunicação interna, no alinhamento de expectativas, em boas tecnologias, entre outras coisas.
Nos tópicos seguintes, vamos explicar detalhadamente como manter o engajamento dos colaboradores em trabalho remoto. Então, continue atentamente a leitura.
Reforce a relação líder-liderado
O trabalho remoto pode fragilizar a noção de líder-liderado. O pouco contato diário pode fazer com que o profissional se sinta só, o que não é exatamente bom e nem promove mais produtividade. Portanto, é preciso investir na melhor relação vertical.
Estimule os líderes a reunirem-se mais com seus liderados, oferecerem bons feedbacks e acompanharem a execução de certas tarefas. Na medida em que o líder está mais próximo, a relação vertical (líder-liderado) torna-se mais agradável e frutífera.
Invista na comunicação interna empresarial
Outro ponto importante é investir na comunicação interna empresarial. O bom diálogo permite que os profissionais sintam-se bem orientados e entreguem mais resultados. Por outro lado, quando a comunicação falha, os profissionais sentem-se perdidos.
Portanto, invista na correta comunicação interpessoal. Garanta que todos os empregados, mesmo de suas casas, tenham canais apropriados para falar com seus líderes e colegas de trabalho. Pode ser um aplicativo mobile ou rede social corporativa, por exemplo.
Apresente incentivos estimulantes
O uso de bons incentivos é outra grande estratégia para aumentar o engajamento dos talentos. Muitos deles, trabalhando em casa, sentem-se sem estímulos para entregar bons resultados. Algumas vezes, podem sentir até mesmo que o trabalho é chato e monótono.
Quando você estabelece incentivos, os talentos sentem-se desafiados a entregar grandes resultados. Felizmente, há uma série incentivos potenciais, que podem ser financeiros ou não financeiros, como bonificações, participações nos lucros e premiações com bens.
Alinhe as expectativas do time
Um grande desafio do trabalho remoto é a falta de alinhamento. Os profissionais não sabem exatamente o que esperar da empresa, nem mesmo o que a empresa espera deles. Essa assimetria cria uma série de problemas, como insegurança e baixa produtividade.
Então, aproveite para alinhar expectativas. Seja claro sobre a política de trabalho remoto da empresa, fale o que é esperado (em termos de entrega) e o que os talentos podem aguardar do empreendimento. Ao alinhar expectativas, o trabalho diário se tornará mais funcional.
Conte com a ajuda da tecnologia
Por fim, lembre-se de usar a tecnologia em seu benefício. Bons softwares de gestão de pessoas podem promover maior medida de controle ao empreendimento e garantir que os talentos sintam-se mais bem liderados. Assim, os resultados serão grandiosos.
Veja, agora você está por dentro do tema. O trabalho remoto conta com alguns desafios, como a maior dificuldade em manter o engajamento dos colaboradores. Todavia, na medida em que você consegue usar novas técnicas e ferramentas em seu benefício, os profissionais podem se sentir mais animados, bem orientados e incentivados a entregar resultados.
Gostou do nosso artigo? Aproveite para continuar aprendendo conosco. Descubra de uma vez por todas as vantagens da tecnologia na gestão de pessoas. Vamos lá!
3 thoughts on “Afinal, como manter o engajamento dos colaboradores em trabalho remoto?”