Afinal, como manter o engajamento dos colaboradores em trabalho remoto?

3 minutos para ler

O trabalho remoto pode ser uma grande oportunidade, afinal, permite a manutenção das tarefas diárias e a colaboração a distância. Entretanto, quando mal implementado, promove uma série de prejuízos, como a redução do engajamento dos colaboradores.

Para evitar tal problema, é preciso saber lidar com a situação. Investir na ótima relação entre líderes e seus liderados é um começo. Também é necessário investir na comunicação interna, no alinhamento de expectativas, em boas tecnologias, entre outras coisas.

Nos tópicos seguintes, vamos explicar detalhadamente como manter o engajamento dos colaboradores em trabalho remoto. Então, continue atentamente a leitura.

Reforce a relação líder-liderado

O trabalho remoto pode fragilizar a noção de líder-liderado. O pouco contato diário pode fazer com que o profissional se sinta só, o que não é exatamente bom e nem promove mais produtividade. Portanto, é preciso investir na melhor relação vertical.

Estimule os líderes a reunirem-se mais com seus liderados, oferecerem bons feedbacks e acompanharem a execução de certas tarefas. Na medida em que o líder está mais próximo, a relação vertical (líder-liderado) torna-se mais agradável e frutífera.

Invista na comunicação interna empresarial

Outro ponto importante é investir na comunicação interna empresarial. O bom diálogo permite que os profissionais sintam-se bem orientados e entreguem mais resultados. Por outro lado, quando a comunicação falha, os profissionais sentem-se perdidos.

Portanto, invista na correta comunicação interpessoal. Garanta que todos os empregados, mesmo de suas casas, tenham canais apropriados para falar com seus líderes e colegas de trabalho. Pode ser um aplicativo mobile ou rede social corporativa, por exemplo.

Apresente incentivos estimulantes

O uso de bons incentivos é outra grande estratégia para aumentar o engajamento dos talentos. Muitos deles, trabalhando em casa, sentem-se sem estímulos para entregar bons resultados. Algumas vezes, podem sentir até mesmo que o trabalho é chato e monótono.

Quando você estabelece incentivos, os talentos sentem-se desafiados a entregar grandes resultados. Felizmente, há uma série incentivos potenciais, que podem ser financeiros ou não financeiros, como bonificações, participações nos lucros e premiações com bens.

Alinhe as expectativas do time

Um grande desafio do trabalho remoto é a falta de alinhamento. Os profissionais não sabem exatamente o que esperar da empresa, nem mesmo o que a empresa espera deles. Essa assimetria cria uma série de problemas, como insegurança e baixa produtividade.

Então, aproveite para alinhar expectativas. Seja claro sobre a política de trabalho remoto da empresa, fale o que é esperado (em termos de entrega) e o que os talentos podem aguardar do empreendimento. Ao alinhar expectativas, o trabalho diário se tornará mais funcional.

Conte com a ajuda da tecnologia

Por fim, lembre-se de usar a tecnologia em seu benefício. Bons softwares de gestão de pessoas podem promover maior medida de controle ao empreendimento e garantir que os talentos sintam-se mais bem liderados. Assim, os resultados serão grandiosos.

Veja, agora você está por dentro do tema. O trabalho remoto conta com alguns desafios, como a maior dificuldade em manter o engajamento dos colaboradores. Todavia, na medida em que você consegue usar novas técnicas e ferramentas em seu benefício, os profissionais podem se sentir mais animados, bem orientados e incentivados a entregar resultados.

Gostou do nosso artigo? Aproveite para continuar aprendendo conosco. Descubra de uma vez por todas as vantagens da tecnologia na gestão de pessoas. Vamos lá!

Posts relacionados

Um comentário em “Afinal, como manter o engajamento dos colaboradores em trabalho remoto?

Deixe um comentário