ERP RH ERP RH

Você sabe quais são os benefícios de um ERP para o setor de RH? Contamos aqui!

6 minutos para ler

A sigla ERP significa Enterprise Resource Planning, que é um sistema de gestão dedicado à integração e administração dos recursos de uma empresa. Ele pode ser adotado para maximizar diversas atividades, inclusive a gestão de pessoas — e é sobre em ERP para RH que vamos focar neste post.

Ao adotar um bom sistema, a rotina de trabalho torna-se mais fluida e precisa. Além disso, fica mais fácil processar a folha de pagamento, distribuir holerites, monitorar a jornada de trabalho e levantar indicadores de desempenho, por exemplo.

Nos próximos tópicos, vamos esclarecer quais são os principais benefícios de um ERP para RH e como aproveitá-los. Continue a leitura!

Potencializa a tomada de decisões diárias

Em essência, o sucesso depende de boas decisões. No RH, você precisa decidir, entre outras coisas, quais profissionais devem continuar ou sair da empresa, assim como quais novos talentos devem ser contratados.

A questão-chave é: como garantir boas escolhas? É claro que não há uma fórmula mágica para isso. O ideal é que o gestor de pessoas busque uma visão holística para somente depois decidir. Isso significa ter dados e conhecimento, tornando-se mais proficiente sobre determinado assunto.

Quanto mais você conhece algo, menor é sua margem de erro. Se você tem informações claras e concretas sobre assiduidade, pontualidade e alinhamento das equipes de trabalho, fará escolhas mais certeiras. Nesse caso, um ERP para RH permite uma visão mais precisa na sua tomada de decisões.

Melhora a integração das informações

Em algumas ocasiões o gestor de RH pode se sentir perdido, especialmente pela falta de informações sobre rotinas de trabalho, profissionais e times. Além disso, a falta de dados sobre o êxito de certas iniciativas também pode trazer insegurança para sua gestão.

Felizmente, o ERP ajuda a mudar esse cenário. O sistema tem a capacidade para gerenciar uma enorme quantidade de dados sobre os recursos que pertencem à organização e ao setor de RH, como o orçamento disponível, o tempo, o quadro de trabalho e assim por diante.

Essas informações são organizadas pelo próprio sistema ERP, integrando-as em relatórios mais precisos e que facilitam a análise da gestão. Desse modo, mesmo sem dedicar muito esforço ao processamento de dados, o gestor de RH terá acesso a dados confiáveis e de fácil acesso.

Melhora o planejamento das ações de RH

A escassez de recursos não é novidade para a maioria dos setores de RH. Portanto, é preciso planejar como esses recursos serão administrados de maneira inteligente.

Qual é a melhor forma de aplicar o orçamento do RH? Onde a força de trabalho gera mais frutos? O que é possível fazer com um tempo de trabalho específico? Ao planejar o uso desses recursos, o RH torna-se mais produtivo.

Mais uma vez, um ERP para RH é de grande ajuda. Seu objetivo pode ser exatamente planejar o uso de recursos para garantir que empresa e departamento de RH tenham resultados mais satisfatórios.

Promove a padronização de processos

A gestão de pessoas ocorre por meio da execução de um grande volume de processos (de seleção, integração, remuneração, premiação, promoção etc). A questão é que se esses processos são desajustados, todos acabam prejudicados.

Veja, por exemplo, o monitoramento da jornada de trabalho. Qual é o processo? Como os dados são gerados e analisados? Eles servem de base para feedbacks? Podem ser comparados com períodos anteriores? Quando um processo é claro, essas perguntas são respondidas facilmente.

Por meio de um ERP para RH, há mais padronização de processos internos. O sistema permite o controle daqueles que são mais importantes, como o monitoramento da jornada de trabalho, avaliando o que está seguindo, o que foi planejado e o que precisa de ajustes. Assim, existem mais chances de acerto.

Reduz custos que não são estratégicos

Muitos gestores resistem na integração de um ERP para RH no intuito de evitar custos adicionais. O que deixam de notar, porém, é que o sistema de gestão permite a redução de uma série de outros custos, sobretudo aqueles ligados à baixa produtividade.

Imagine que você gasta uma semana para calcular a folha de pagamento, por exemplo. Seu processo é moroso, com pouca (talvez nenhuma) tecnologia. Ao adotar um ERP, poderá fazer a mesma tarefa na metade do tempo. Além disso, os processos mais repetitivos podem ser automatizados. Como tempo é dinheiro, isso significa uma boa redução de custos.

É interessante salientar também que as despesas relacionadas à baixa eficiência dos processos, bem como os decorrentes de erros e acidentes, são classificados como não estratégicos. A razão disso é simples: eles não geram um retorno efetivo à empresa.

Reduz a burocracia diária

Até certo ponto a burocracia é importante. Ela garante que a gestão de pessoas atenda a programas de compliance da empresa, bem como a regulamentos do setor, normas do governo ou instituições internacionais. Apesar disso, o excesso de burocracia pode ser um problema.

A burocracia excessiva custa caro, pois exige protocolos dispendiosos, que demandam mais tempo e energia. Ela também promove ineficiência operacional, travando processos que poderiam ser fluidos.

Um ERP para RH automatiza muitas tarefas burocráticas, integrando também códigos digitais de segurança e potencializando o processo de transformação digital. Assim, a gestão de pessoas pode gastar menos tempo com atividades-meio e focar nos resultados.

Como você viu, existem muitos benefícios ligados à adoção de um ERP para RH. Esse tipo de sistema é capaz de tornar a gestão de pessoas mais fluida, o RH mais produtivo e a empresa competitiva. Logo, todos, em diferentes graus, são beneficiados.

Um bom sistema ERP para RH é o da TIDEXA. O software tem uma tecnologia robusta e ágil, desenvolvida para potencializar as diversas rotinas da administração de recursos humanos. Por meio dele, será possível aperfeiçoar todo o controle da jornada de trabalho e folha de pagamento, com protocolos avançados de segurança de dados. Pense na TIDEXA como a “espinha dorsal” para sua gestão de pessoal.

Gostou do nosso artigo, não é mesmo? Aproveite, agora, para entrar em contato conosco, entender mais sobre ERP para RH e descobrir como a TIDEXA pode ajudar você. O que acha?

Posts relacionados

Deixe um comentário