Como a nuvem ajuda na estratégia de negócio?

4 minutos para ler

Para que uma empresa seja bem-sucedida, é necessário que seus controladores sejam capazes de elaborar uma estratégia de negócio eficiente. Uma tarefa que tende a se tornar muito mais simples por meio de soluções tecnológicas, como os sistemas em nuvem.

Por meio dessa tecnologia, companhias podem contar com um elevado poder computacional sem precisar fazer investimentos pesados em hardware e software, o que lhes permite usar seus recursos de um modo mais inteligente.

Graças a essas características, os serviços de armazenamento e computação em nuvem têm sido cada vez mais utilizados. Leia o artigo e entenda como eles podem beneficiar a gestão de sua empresa!

Flexibilidade

É natural que, em determinados meses, uma companhia sofra oscilações nas atividades que precisa prestar ― o que pode levá-la a precisar de mais, ou menos, poder computacional e espaço para armazenamento de dados.

Caso a companhia opte pela tecnologia de computação em nuvem, também conhecida como Cloud Computing, pode utilizar esses recursos de modo escalar, de acordo com suas demandas.

Essa flexibilidade evita que empresas precisem gastar capital com funções que não estão utilizando. Além disso, ela permite que a empresa cresça de modo sustentável, sem que seus gestores precisem se preocupar com atualizações constantes em um Data Center.

Mobilidade

Conforme o home office se torna mais difundido, companhias, de todos os portes e áreas de atuação, têm a oportunidade de reduzir seus custos, principalmente com transporte e acomodações, ao permitir que seus colaboradores prestem serviços de casa.

Para que esse modelo seja adotado, porém, é necessário que a empresa forneça aos colaboradores a possibilidade de fazer uso dos softwares, e de acessar os dados, que eles precisam para desempenhar suas funções.

Uma tarefa que se torna muito mais simples graças à tecnologia em nuvem. Afinal, em virtude da mobilidade fornecida por ela, os colaboradores podem acessar, em tempo real, os sistemas fornecidos pela empresa. Isso independentemente do local em que eles se encontrem.

Segurança

Quando pensamos em uma estratégia de negócio eficiente, um dos pontos mais críticos é garantir a integridade e a segurança dos dados, que se fazem necessários para desenvolvê-la. Neste contexto, a computação em nuvem surge mais uma vez como uma solução interessante.

Isso ocorre porque, ao contar com o serviço, a companhia confia o armazenamento de dados a uma empresa especializada nessa tarefa, que já conta com infraestrutura e profissionais especializados, para desempenhá-la do modo mais eficiente possível.

Uma vez que as informações da empresa são armazenados em servidores diferentes ao redor do mundo, eles podem ser acessados, em tempo real, mesmo que um dos servidores apresente falha ou defeito.

Uso otimizado de recursos

A implementação de um Data Center próprio demanda investimento considerável na aquisição de equipamentos e softwares, bem como na contratação de profissionais qualificados para administrá-lo. Além disso, a empresa precisa arcar com custos relacionados a segurança, refrigeração e manutenção do Data Center.

Ao fazer uso de sistemas de armazenamento e computação em nuvem, a empresa não precisa arcar com esses custos e pode alocar seus ativos e profissionais na execução de suas atividades principais.

Por fim, é importante ressaltar que o excesso de burocracia prejudica a operação de uma empresa e torna seus processos menos eficientes e mais custosos. Mas, ao fazer uso de sistemas em nuvem, uma empresa é capaz de tornar o armazenamento e o acesso de dados mais simples, reduzindo gargalos e burocracias.

Embora os sistemas de armazenamento e computação sejam capazes de otimizar uma estratégia de negócio, existem outras tecnologias importantes. Como exemplo, podemos citar os Softwares de Folha de Pagamento. Para entender mais, você pode conferir este artigo sobre como eles funcionam e suas vantagens!

Posts relacionados

Deixe um comentário