O que é fit cultural e porque ele é importante no R&S!

3 minutos para ler

O que pode garantir o sucesso de um recrutamento e seleção e aumentar as chances de uma jornada produtiva e satisfatória do colaborador na empresa? É essa a pergunta que a maioria dos profissionais de RH faz frequentemente. Mesmo que não exista uma receita exata, podemos afirmar que o fit cultural influencia de forma significativa esse processo.

Neste artigo, queremos compartilhar com você o significado desse conceito. Além disso, vamos pontuar os benefícios de aplicá-lo no R&S. Continue a leitura e confira!

O que é fit cultural?

No contexto organizacional, temos falado muito da importância da cultura da empresa, ou seja, seu propósito, os valores defendidos e as políticas internas. O fit cultural nada mais é que o alinhamento de um candidato a essa cultura da organização que está recrutando.

Por isso mesmo, para saber se um profissional tem o “encaixe perfeito” com a cultura interna da sua empresa, é essencial tê-la bem definida e propagada. Afinal, ela se torna o centro da identidade da marca empregadora frente ao mercado.

Qual é a importância do fit cultural no recrutamento e seleção?

Observar o fit cultural dos candidatos passou a ser uma das estratégias mais recomendadas ao RH que quer selecionar com mais índices de acerto. Entenda melhor as vantagens dessa prática.

Ajuda a encontrar talentos engajados

Um dos principais benefícios de aderir a um recrutamento que considere o fit cultural é encontrar candidatos que vão se tornar colaboradores extremamente engajados. São pessoas que têm uma visão similar à da empresa, compartilham valores e se sentem motivadas com o propósito instituído.

No dia a dia, elas passam a compor equipes de alta performance, que “vestem a camisa” da organização e promovem a marca empregadora para outros colegas do mercado.

Aumenta a retenção talentos

Mesmo que tenha um excelente currículo e ótimas habilidades, um profissional que não possui fit cultural pode se tornar desmotivado em pouco tempo. Isso porque a tendência é que ele se sinta um “peixe fora d’água” ou mesmo entre em conflito com os ideais que a organização defende.

Assim, o que acontece quando a situação é contrária é um aumento na retenção dos talentos. Mais alinhados com o que a empresa prega e com os colegas, as chances de um colaborador pedir o desligamento são muito menores. Essa vantagem com certeza favorece o orçamento e a saúde corporativa.

Fortalece a cultura da empresa

Mais um benefício de usar o fit cultural como critério de recrutamento é fortalecer a cultura organizacional. Isso acontece porque, quanto mais pessoas compartilham os mesmos valores, mais eles se tornam sólidos e difundidos.

Além de melhorar o clima interno, isso faz com que se torne mais fácil atrair outros talentos com o mesmo perfil em seleções seguintes.

Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você a perceber o valor de observar o fit cultural durante o recrutamento e seleção. Assim, seu RH vai alcançar contratações mais efetivas e duradouras para a organização.

Quer acompanhar mais dicas para alavancar o trabalho do seu setor? Curta nossa página no Facebook e fique por dentro das nossas atualizações. 

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário