Como um software pode potencializar sua gestão de benefícios?

6 minutos para ler

Quais estratégias seu RH tem usado para atrair e reter os melhores talentos para a empresa? Entre alguns caminhos possíveis, uma gestão de benefícios eficientes tem sido o trunfo que as organizações mais competitivas estão adotando. Oferecer vantagens interessantes para os colaboradores traz vantagens surpreendentes e tem um retorno sobre investimento garantido.

No entanto, se você quer realmente elaborar um plano sólido nessa área, não deve trabalhar de maneira isolada. Neste artigo, vamos mostrar como a tecnologia será a grande aliada do setor de Recursos Humanos na missão de gerenciar benefícios. Continue a leitura e entenda mais sobre esse tema.

O que é a gestão de benefícios e qual sua importância?

Fazer a gestão de benefícios implica em traçar uma estratégia para conceder vantagens extra salariais aos colaboradores. Junto a isso, essa área administra como cada bem ou serviço é oferecido, visando alcançar o máximo aproveitamento do investimento em relação à satisfação dos profissionais.

Um dos motivos que tem levado as empresas a adotar uma política de benefícios é a atração desse fator aos melhores talentos do mercado. Bons trabalhadores estão em busca de oportunidades que garantam qualidade de vida e mostrem valorização pelo capital humano.

Assim, agregar vantagens como plano de saúde, parceria com clubes e academias, horários flexíveis, entre outras, não apenas chama a atenção na hora do recrutamento, mas fomenta um bom desempenho nas equipes. A organização é impactada positivamente com a atuação de profissionais dispostos, motivados, saudáveis e, consequentemente, mais engajados e produtivos.

Como ter uma boa estratégia de benefícios?

O RH é o grande responsável na gestão de benefícios eficiente, já que é esse setor que se encarrega de cuidar do capital humano da empresa. Por isso, que tal compreender como alcançar os objetivos que mencionamos acima? Separamos alguns passos que você deve dar para implementar um programa de vantagens corporativas. Veja a seguir.

Identifique o perfil dos colaboradores

Uma política de vantagens só se torna relevante quando é adequada ao perfil dos profissionais que atuam na organização. Isso porque, caso os benefícios não sejam interessantes para o público, eles não terão o efeito esperado.

Por isso, o primeiro passo é mapear as preferências e o estilo de vida dos colaboradores, identificando quais são as necessidades deles e quais itens ou serviços vão agregar valor ao salário das equipes.

Analise as possibilidades da empresa

O orçamento para o programa também deve ser levado em conta, principalmente em momentos desafiadores para as finanças corporativas. Mesmo assim, o papel da gestão de benefícios é justamente encontrar meios de oferecer vantagens, seja com parcerias comerciais, com negociações com os fornecedores ou mesmo com privilégios que não envolvem gastos financeiros — como é o caso do home office e do horário flexível.

Tenha objetivos claros na implementação

A criação de um plano de benefícios não deve ser feita porque a prática está na moda ou apenas para copiar outras corporações. É importante que o RH saiba quais objetivos quer alcançar com essa iniciativa, como maior retenção, melhor clima organizacional, notas melhores na eNPS ou maior facilidade no recrutamento.

A partir das metas, deve-se criar métricas e estipular em quanto tempo o investimento terá os resultados esperados. Esses indicadores vão servir como guias na implementação e na manutenção do programa ao longo do tempo.

Qual é o papel da tecnologia na gestão de benefícios?

Como falamos no início deste conteúdo, o RH não deve trabalhar sozinho em prol de uma boa gestão de benefícios. Assim como em outras responsabilidades do setor, a tecnologia é uma grande aliada e vai ter um papel central na eficiência da estratégia que for traçada. Veja como usar um software especializado pode ajudar.

Administração das demandas

Uma gestão eficiente é facilitada quando os gestores conseguem ter uma visão ampla e precisa de tudo que acontece. Por meio de um software de RH, é possível mapear todas as demandas, delegar tarefas e garantir que tudo está sendo realizado de maneira correta.

A transformação digital deve integrar o mindset do RH moderno e, assim, esse setor vai conseguir perceber como processos de rotina são otimizados ao serem realizados em uma interface digitalizada. Tarefas que antes exigiriam reuniões e formulários, hoje podem ser transmitidas e monitoradas em um só ambiente virtual.

Um software que fica hospedado na nuvem ainda traz a vantagem de poder ser acessado de qualquer lugar, favorecendo a mobilidade e a rapidez na troca de informações entre membros da equipe.

Automatização de tarefas

Se você quer que seu setor tenha melhor desempenho sem aumentar drasticamente os custos com pessoal, precisa investir em automatização das tarefas por meio de um software de RH. Esse tipo de tecnologia inteligente consegue ser ensinada sobre os padrões que regem a maioria dos processos.

Dessa forma, o que antes era realizado de forma repetitiva por colaboradores passa a ser feito automaticamente pelo sistema, em muito menos tempo e com chances mínimas de erros. Ao mesmo tempo, a equipe de RH fica mais livre para atuar de maneira analítica e pensar em melhores soluções para a gestão de benefícios.

Relatórios inteligentes

Mais uma vantagem de contar com a tecnologia para fazer a gestão de benefícios é a facilidade em gerar relatórios. Um software de RH é alimentado por um alto volume de dados, ao mesmo tempo que também produz novos dados e organiza essas informações em forma de métricas.

Esse processo dá aos gestores material suficiente para uma tomada de decisão mais acertada e embasada em dados sólidos. Com isso, apresentar novas propostas, sugerir mudanças e conduzir iniciativas se torna mais seguro e tem melhores resultados.

Uma gestão de benefícios eficiente precisa ser um alvo do RH, no entanto, é essencial que haja uma integração à tecnologia. Assim, você terá à mão um software especializado e pronto para centralizar as demandas, automatizar tarefas e otimizar todo o trabalho da sua equipe.

Se este conteúdo ajudou você a compreender a relevância de um bom software, não perca tempo e entre em contato com a TIDEXA. Queremos compartilhar com você soluções sob medida para a gestão de pessoas na sua organização.

Posts relacionados

Deixe um comentário