Como fazer uma gestão eficiente do capital humano

3 minutos para ler

Os profissionais são os ativos de maior valor em uma empresa. Esse é um pensamento que vem ganhando força no meio corporativo e, com isso, mostrando a necessidade de uma boa gestão do capital humano.

O RH é o grande responsável por gerir esse aspecto da organização e precisa contar com as melhores estratégias para alcançar resultados satisfatórios. Neste artigo, separamos algumas dicas que vão potencializar esse trabalho e trazer mais eficiência. Continue a leitura para conferir!

O que é a gestão do capital humano?

Chamamos de capital humano o conjunto de habilidades, competências, ações e saberes que são trazidas pela empresa por meio dos profissionais que nela atuam. Cada colaborador, com sua bagagem, agrega mais valor a esse ativo e, por isso, a busca pelos melhores talentos do mercado é um imperativo atualmente.

Fazer a gestão do capital humano significa administrar corretamente esses bens da empresa, conservando seu valor e, principalmente, criando formas de aproveitar ao máximo tudo que os colaboradores podem oferecer à corporação. Uma boa gestão nesse sentido vai fomentar a retenção de talentos, alcançar a satisfação dos profissionais e garantir uma alta performance.

Como fazer a gestão com mais eficiência?

Um plano de gestão do capital humano é essencial para que o RH conduza suas estratégias de forma efetiva. Separamos, a seguir, algumas dicas para o sucesso nessa área. Veja!

Mapear os perfis dos colaboradores

Algo fundamental na gestão do capital humano é o mapeamento dos perfis dos profissionais que atuam na empresa. Estamos falando de um levantamento dos saberes e competências que cada um apresenta, as perspectivas e desejos para a carreira e a evolução do desempenho ao longo dos anos.

Esses dados são valiosos para o RH estruturar mudanças, formar equipes de alto desempenho, propor treinamentos e até mesmo contratar novos colaboradores que preencham eventuais lacunas.

Desenvolver as competências

Mais um passo importante para uma gestão de capital humano eficiente é o desenvolvimento de habilidades e competências dos funcionários. Para que os profissionais enriqueçam cada vez mais o ambiente corporativo e produzam resultados satisfatórios, eles devem ser treinados periodicamente e estimulados em novos campos de conhecimento.

Criar formas de valorização

Compreender a importância do capital humano vai levar seu RH a criar meios para valorizá-lo. Isso pode ser feito com a implementação de bons pacotes de benefícios, fortalecimento da cultura interna e sistemas de recompensas e de reconhecimento, por exemplo.

Essas iniciativas vão melhorar a relação dos profissionais com a marca empregadora e gerar mais retenção.

Manter avaliações de desempenho regulares

As avaliações de desempenho são ferramentas essenciais na gestão do capital humano. Elas permitem que o RH monitore a performance de cada colaborador e descubra se as ações de treinamento e valorização estão trazendo os resultados esperados. Estabeleça e acompanhe os indicadores certos e use-os para tomar decisões que vão gerar melhoria na administração.

Esperamos que este conteúdo tenha mostrado como a gestão do capital humano é uma parte fundamental do trabalho do RH. Atualmente, para que sua organização continue competitiva no mercado, acompanhar e valorizar os talentos da empresa deve ser uma prática constante.

Ainda falando de valorização de pessoas, aproveite para ler nosso artigo sobre Employee Value Proposition e descubra como criar uma proposta de valor consistente para atrair e reter profissionais.

Posts relacionados

Deixe um comentário