Incentivar colaboradores: por que a prática pode transformar sua empresa?

6 minutos para ler

Muitos gestores podem ter a convicção de que é importante incentivar colaboradores na empresa. Por outro lado, nem todos vão saber responder ao certo quais são as melhores formas de oferecer esse incentivo. Será que um aumento de salário é sempre a melhor solução?

Uma pesquisa mostrou, em 2018, que o nível de satisfação dos profissionais com suas organizações era de 6,22 em uma escala de 0 a 10. Esse número pouco animador era fortemente influenciado por fatores como insatisfação com o reconhecimento e as oportunidades de crescimento dados pela empresa.

Quer entender por que incentivar colaboradores e como fazer isso da forma correta, sem desperdiçar dinheiro? Então continue a leitura!

Por que é importante incentivar colaboradores?

Você já imaginou o quão transformador pode ser contar com profissionais motivados e engajados nas equipes? Nesse cenário, a gestão se torna mais leve e fluida e os resultados são automáticos no contexto corporativo. Veja abaixo por que é importante adotar métodos de incentivo aos colaboradores!

Estimular a produtividade e criatividade

Todo gestor gostaria de ver equipes atuando em alta performance, mas, para que isso aconteça, é preciso criar vínculos reais entre líderes e profissionais, que mostrem preocupação com o bem-estar e gerem motivação para uma atuação enérgica.

Quando a liderança oferece os incentivos certos, a produtividade aumenta de forma orgânica e, paralelamente a isso, os colaboradores se sentem mais livres para inovar e usar a criatividade a favor de novas soluções para a corporação.

Aumentar os índices de satisfação com a empresa

Os indicadores que mensuram a satisfação dos talentos de uma organização estão entre os mais observados, já que eles atestam a saúde do ambiente corporativo.

Desse modo, usar técnicas de incentivo de pessoas pode alavancar esses índices. Isso porque, ao ouvir os colaboradores e fazer uma análise correta do cenário, a gestão consegue oferecer os benefícios mais atraentes para o time, alcançando as expectativas e gerando satisfação e senso de pertencimento.

Reduzir o absenteísmo por doenças físicas ou mentais

Tem se tornado cada vez mais comum quadros de burnout, ansiedade, depressão e outras doenças mentais entre profissionais. Esses problemas e outras doenças físicas como problemas de coluna e de pressão, por exemplo, afastam os colaboradores do trabalho, gerando o absenteísmo.

No entanto, muitos desses problemas físicos e mentais são causados ou agravados pelo próprio ambiente organizacional, com excesso de pressão, comunicação escassa e desânimo gerado pela falta de incentivo e reconhecimento ao trabalho realizado.

Diminuir a rotatividade e reter talentos

A retenção de talentos tem se tornado cada vez mais desafiadora, já que o mercado está mais volátil e os profissionais estão menos apegados às empresas. Para evitar altos níveis de rotatividade, a organização precisa se preocupar com o engajamento e o bem-estar dos colaboradores.

Adotar métodos de incentivo mostra aos profissionais que eles são valorizados pela gestão e são valiosos para o crescimento da empresa.

Como incentivar pessoas na empresa?

Incentivar colaboradores vai muito além de oferecer benefícios financeiros, como um aumento de salário ou uma bonificação por bom desempenho.

É preciso que o incentivo às pessoas faça parte da cultura interna da empresa, com ações que terão impacto no dia a dia. Veja quais ações são essas.

Criar rotinas de feedback

A cultura do feedback pode transformar as relações interpessoais dentro da empresa, melhorando a comunicação e permitindo que os colaboradores entendam de forma clara seus acertos e aspectos em que precisam melhorar.

O feedback é uma prática que pode ser constante e tornar-se orgânica na rotina. Para que ele seja eficiente e incentive os colaboradores, precisa ser construtivo e claro, oferecendo sugestões de desenvolvimento pessoal e profissional.

Estabelecer metas alcançáveis

A falta de clareza nas metas estipuladas pode ser penosa para um time de talentos, mas, ainda pior, é a imposição de objetivos impossíveis de serem alcançados. Para conseguir incentivar colaboradores, é importante dar metas coerentes e claras.

Junto a isso, é importante convidar os profissionais a acompanharem o desempenho periodicamente junto aos gestores. Assim, eles podem celebrar as conquistas e perceber que são parte do desenvolvimento da empresa.

Promover cafés com a gerência

Criar formas de aproximação com a gestão também é uma ótima estratégia para incentivar colaboradores. Isso é possível por meio de reuniões coletivas e, principalmente, de momentos informais, como cafés e confraternizações.

Horizontalizar as relações e gerar mais comunicação entre todos os níveis hierárquicos da empresa permite que os profissionais entendam melhor todos os aspectos da organização e ganhem acesso para se fazerem ouvidos por seus gestores.

Oferecer formações e cursos

Estratégias de desenvolvimento pessoal e profissional também são fundamentais para incentivar colaboradores na empresa. Afinal, a estagnação gera insatisfação e impacta a produtividade e o engajamento.

Apostar em cursos e treinamentos mostra aos profissionais que a organização deseja investir no crescimento deles, desenvolvendo habilidades e competências que eles poderão aplicar na vida pessoal e no ambiente de trabalho.

Em quais empresas você pode se inspirar?

Em busca de melhorar a relação com os profissionais e gerar maior bem-estar no ambiente de trabalho, muitas empresas têm adotado práticas diferenciadas para incentivar colaboradores. Quer alguns exemplos?

A Google, com certeza, é um dos modelos organizacionais da atualidade. A empresa tem uma cultura voltada para pessoas que oferece inúmeros benefícios no próprio espaço de trabalho, como áreas de lazer, exercício, descanso e refeições. Além disso, também é uma grande incentivadora da criatividade em seus colaboradores, garantindo espaços psicologicamente saudáveis.

No Brasil, a sede nacional da PepsiCo se destaca por incentivar seus profissionais a apresentarem soluções para simplificar e melhorar o trabalho na empresa. Caixas de sugestão ficam espalhadas para ouvir o que os integrantes das equipes têm a dizer e as melhores propostas são colocadas em prática.

Já o Magazine Luiza, que já foi mencionada como caso de sucesso em Harvard, vem há anos solidificando uma cultura que espelha os valores da própria liderança. Esses ideais contagiam os colaboradores e, com isso, a marca consegue alcançar boas performances de mercado ao longo dos anos.

Incentivar colaboradores é valorizar aquilo que há de mais importante em uma empresa: o capital humano. Com isso, é possível garantir pessoas mais motivadas, engajadas e produtivas trabalhando para o crescimento da organização.

Se este artigo foi útil para você, que tal compartilhá-lo com outras pessoas em suas redes sociais?

Posts relacionados

Deixe um comentário