Integrações entre sistemas de SST e folha de pagamento: descubra a importância

6 minutos para ler

Não é novidade dizer que, hoje, muitas empresas precisam de softwares para otimizar a administração de suas tarefas. O problema é que, muitas vezes, esses softwares não se comunicam adequadamente, o que deixa o acesso a informações mais lento e demorado. Problema este que é resolvido por meio de integrações entre sistemas!

A tecnologia atua viabilizando a troca de dados entre softwares distintos, operados por áreas diferentes da empresa — abrindo espaço para que gestores e colaboradores sejam capazes de desempenhar suas funções de forma mais ágil e descomplicada.

Tais funcionalidades reduzem os custos da empresa e aumentam a produtividade, elevando a rentabilidade.

Dentre os diversos processos que podem ser otimizados por essa integração entre sistemas, podemos citar a troca de informações entre softwares voltados para a gestão de SST e folha de pagamento. 

Leia o artigo e descubra porque integrar essas áreas é tão importante para o sucesso de uma empresa!

Menos erros contábeis

Como você sabe, o contador é o profissional responsável por analisar e enviar diversas informações financeiras, fiscais e trabalhistas da companhia ao governo, e isso não é tão simples assim. Afinal, as informações e as normas com as quais este profissional precisa lidar são muito complexas.

Essa complexidade pode viabilizar a ocorrência de erros e divergências, principalmente quando o contador é forçado a reunir, manualmente, dados de fontes diferentes.

A integração entre sistemas resolve essa questão, reunindo e enviando de forma automática as informações para o profissional. Além disso, essa funcionalidade faz com que o contador consiga manter o foco em suas funções e deixe de lado algumas tarefas repetitivas e muito operacionais, reduzindo as possibilidades de que ele cometa algum erro.

Menos retrabalho

Podemos dizer que o retrabalho é um dos principais inimigos da produtividade em uma companhia. Afinal, graças a esse problema, colaboradores, que poderiam ser alocados em tarefas úteis, perdem muito tempo fazendo um serviço que, muitas vezes, já está sendo executado por outros profissionais.

Uma vez que o tempo dos colaboradores é um dos recursos mais úteis para uma empresa, esse erro pode causar uma série de prejuízos para organizações de pequeno, médio ou grande porte, independentemente da sua área de atuação.

Via de regra, essa falha na divisão de tarefas costuma ocorrer em setores que precisam lidar com um grande volume de dados mais complexos. 

Nesse contexto, ao permitir que profissionais acessem com mais agilidade informações importantes, a integração entre os sistemas de folha de pagamento e de SST torna o ambiente de trabalho mais organizado e produtivo.

Essa característica dá clareza para a divisão de tarefas e para o acompanhamento dos colabores responsáveis por cada uma delas. Isso cria uma situação em que a incidência desse tipo de erro torna-se quase que impossível.

Proteção especializada em dados sensíveis

Tanto as rotinas de folha de pagamento quanto as de SST são baseadas em uma série de informações críticas. Se esses dados forem vazados ou corrompidos, por exemplo, a empresa pode sofrer com pesados prejuízos. 

Por essa razão, é natural que o time de gestores considere a segurança antes de optar pela implementação de integrações entre sistemas. A grande questão é que essa tecnologia conta com uma série de ferramentas úteis.

O acesso às informações inseridas no sistema, por exemplo, pode ser limitado apenas a pessoas autorizadas. 

Desse modo, a companhia evita que os colaboradores acessem dados que não estão relacionados às suas tarefas. Além disso, gestores ainda tornam-se capazes de acompanhar, de forma mais próxima, os profissionais com autoridade para acessar informações de caráter mais sensível.

Outro detalhe importante é que os módulos inseridos no sistema de integração de sistemas podem contar com soluções de backup e computação em nuvem, que oferece níveis de proteção e acessibilidade muito mais elevados do que um data center próprio.

Por fim, é importante ressaltar que esse tipo de sistema oferece ferramentas próprias de comunicação interna. Essa funcionalidade permite que relatórios e outros dados sejam enviados de forma mais ágil e segura.

Entrega mais efetiva do eSocial, EFD-Reinf e DCTF Web

Embora sistemas, como o eSocial, tenham sido criados com a finalidade de facilitar a comunicação entre empresas e órgãos governamentais, a entrega de obrigações ao Governo Federal ainda é uma tarefa complexa.

Isso acontece porque a empresa precisa dedicar muito tempo e recursos para:

  • preencher as informações requeridas pelo eSocial;
  • elaborar o EFD-Reinf, o que só pode ser feito se os dados do eSocial forem informados corretamente;
  • integrar os dados do eSocial aos do EFD-Reinf para, então, enviar o DCTF Web.

Felizmente, por meio da integração de sistemas, a apuração dessas informações para garantir que os dados foram acrescentados ao sistema corretamente fica muito mais simples. Afinal, ao utilizá-la, uma companhia não precisa mais dedicar tanto tempo e esforço no envio de obrigações aos órgãos governamentais.

Informações mais confiáveis

Gestores e empresários precisam ter acesso à informações confiáveis. Esse acesso é fundamental para que eles consigam acompanhar os processos aplicados nos negócios, o que permite tomar decisões estratégicas com mais facilidade.

A integração entre os sistemas de SST e folha de pagamento fornece à equipe de gestão uma visão muito mais ampla sobre esses processos. 

Por meio do cruzamento desses dados, ela tem a capacidade de identificar pontos-chave em que os procedimentos praticados podem ser melhorados e, assim, implementar soluções para aumentar a sua eficiência.

Atualmente, a tarefa de simplificar processos é um dos grandes desafios enfrentados pelas empresas. Nesse cenário, a integração entre sistemas permite que informações sejam acessadas e verificadas rapidamente, o que abre espaço para os colaboradores desempenhem com mais efetividade suas atividades.

Essa otimização de tempo somada à automação de tarefas repetitivas, cria um ambiente em que os colaboradores são capazes de usar melhor o seu potencial. O resultado disso é que a empresa torna-se mais produtiva e rentável.

Levando esses fatos em consideração, é fácil entender porque essa tecnologia é tão promissora, não acha?

Depois de conferir nosso conteúdo, você gostaria de receber mais informações úteis? Assine nossa newsletter e fique inteirado a respeito dos temas mais relevantes!

Posts relacionados

Um comentário em “Integrações entre sistemas de SST e folha de pagamento: descubra a importância

Deixe um comentário