Já ouviu falar em job rotation? Veja como implementar na sua empresa!

4 minutos para ler

O sucesso de uma empresa está diretamente ligado ao empenho de seus colaboradores. Afinal, uma vez que os funcionários são os grandes responsáveis pela execução dos processos empresariais, é necessário que as companhias sempre busquem soluções para elevar seus níveis de engajamento e especialização. Entre elas, o job rotation tem se destacado como uma estratégia altamente eficiente.

Isso ocorre porque, por meio desse modelo de alocação, as empresas conseguem fazer com que seus colaboradores compreendam melhor cada um dos setores — uma característica que, além de permitir que o profissional aja de maneira mais estratégica, cria condições para que todas as áreas do negócio se organizem de modo mais intuitivo.

Você gostaria de compreender melhor como funciona essa estratégia? Leia o artigo e entenda como o job rotation pode beneficiar a sua empresa!

O que é job rotation?

Via de regra, todas as empresas, mesmo as de menor porte, costumam ter setores diferentes especializados na realização de tarefas específicas.

O job rotation é uma estratégia de alocação que exige que os novos colaboradores passem um período atuando em cada um dos setores da companhia. Isso com a finalidade de levar o novo funcionário a compreender melhor o funcionamento do negócio e sua cultura organizacional, otimizando assim o processo de onboarding.

Quais as suas vantagens?

Ao permitir que seus colaboradores compreendam mais a fundo suas particularidades, a empresa pode auferir diversos benefícios. Continue a leitura e confira alguns exemplos!

Alocação inteligente de pessoal

É natural que profissionais com a mesma formação tenham afinidades diferentes. Por esse motivo, em uma estratégia de alocação tradicional, é possível que uma empresa deixe, por alguns anos, um colaborador em uma área em que seu desempenho é apenas mediano enquanto ele poderia entregar resultados maiores em outro setor.

O job rotation, por sua vez, permite que os líderes observem os talentos dos colaboradores e seu desempenho em diferentes áreas logo em seu processo de admissão. Isso cria condições para que eles sejam posicionados em atividades em que podem se destacar, aumentando a produtividade da empresa.

Aumento da integração entre setores

Para que um negócio funcione de modo eficiente, é importante que exista sinergia entre seus setores. Infelizmente, rivalidades e problemas pessoais muitas vezes geram atritos que impedem que a companhia de fato trabalhe em conjunto.

Uma vez que o novo colaborador passa por todos os setores da empresa, ele acaba compreendendo melhor os desafios de cada área, o que o torna mais empático com seus colegas.

Além disso, esse aumento de conhecimento o ajuda a pensar de modo mais estratégico e suas ações tendem a considerar a operação da empresa como um todo.

Colaboradores mais engajados

Por fim, ao interagir com outras áreas e setores, os colaboradores conseguem vislumbrar melhor as oportunidades que estão à sua disposição, o que lhes permite planejar a carreira de um modo que realmente os deixe satisfeitos, aumentando assim os níveis de engajamento.

O job rotation pode acarretar alguma desvantagem?

Quando bem implementado, o job rotation é uma estratégia de alocação altamente eficiente. Os problemas ocorrem apenas quando o processo é mal implementado. Afinal, apenas fazer com que os novos colaboradores troquem de área, sem o devido aprofundamento em cada setor, tende a causar apenas frustração para os novos colaboradores.

Por essa razão, é necessário que a estratégia seja devidamente elaborada e monitorada pelo setor de Recursos Humanos. Isso porque esses profissionais têm a expertise necessária para garantir que os participantes do job rotation de fato vivenciem uma imersão em cada área da empresa.

Para que o negócio se mantenha competitivo, precisa usar a tecnologia de maneira eficiente e investir em estratégias que otimizem a atuação de seus colaboradores. Sem esses cuidados, vai acabar perdendo espaço e ficando para trás, o que pode comprometer sua viabilidade.

Agora que você sabe o que é o job rotation e conhece seus principais benefícios, que tal ficar por dentro de mais conteúdo de qualidade? Curta nossa página no Facebook e não perca nenhuma informação útil!  

Posts relacionados

Deixe um comentário