Conheça as 3 principais metodologias ágeis para RH

4 minutos para ler

Para garantir uma execução eficiente dos serviços oferecidos por uma empresa, ela precisa evoluir seus métodos. É aí que as metodologias ágeis ganham seu espaço, por apresentarem vantagem nas etapas de processos longos, facilitar a comunicação entre a equipe, diminuir problemas com prazos de entrega etc. 

Um dos setores que obtêm sucesso com o uso desses métodos é o de gestão de pessoas, pois fazem toda a diferença para um serviço mais ágil. De forma resumida, podemos falar que ela otimiza o trabalho em conjunto e ajuda na realização de projetos. 

Quer saber um pouco mais sobre as principais metodologias e como implantá-las no setor de RH da sua empresa? Leia a seguir tudo sobre esse assunto.

1. Scrum 

Seu principal objetivo é auxiliar na gestão das empresas e na fase de desenvolvimento de projetos que necessitam de um prazo curto para entrega. Esse é um dos métodos existentes mais populares e é comum que as pessoas o confundam com o próprio conceito de metodologia.

No geral, seu objetivo é fortalecer o relacionamento dentro da equipe, pois o projeto é dividido em pequenas partes e é determinado um prazo para sua realização. No setor de Recursos Humanos, esse método pode ser usado de forma mais genérica, principalmente em processos que necessitam ser divididos em diferentes etapas e envolvem grande parte da equipe. 

2. Lean

É indicado para projetos que sejam mais reduzidos e mais complexos. Tem como foco principal a identificação e a eliminação de desperdícios na organização ou realização de projetos de forma eficiente. Proporciona uma redução de custos, resultando na melhora das entregas, além de aumentar significativamente a produtividade e a comunicação entre os colaboradores.

Para um desenvolvimento satisfatório, é preciso que toda a empresa esteja “andando no mesmo ritmo” e o RH ocupa um papel importante quando se trata disso, afinal, o setor fica responsável em treinar as equipes para utilização do mesmo. Essa é uma das metodologias ágeis, que tem foco principal em avaliação de hipóteses e ideias, e é dividida em três passos:

  1. construir;
  2. medir;
  3. aprender.

3. Kanban

Esse é um método bem simples e de fácil aplicação no dia a dia do RH. Quando o gestor precisa acompanhar o andamento da equipe, mas não quer perder tempo questionando um por um, essa é a solução. Todos os colaboradores podem ver o que está sendo feito por cada pessoa, o andamento de cada etapa e isso promove uma transparência maior durante os processos.

Consiste em um quadro que pode ser tanto físico quanto virtual, dividido em colunas a fim de distinguir as etapas que estão sendo feitas, as que serão executadas e as que já estão prontas. Pode ser adaptado de acordo com as necessidades de cada projeto, tornando-se interessante também durante a etapa de processo seletivo, garantindo que as informações não sejam perdidas. 

O uso das metodologias ágeis tem inúmeras vantagens, desde a melhoria na administração da empresa como um todo, até o aumento da produtividade dos colaboradores. Ao optar pela implementação desses métodos, o trabalho em conjunto é sempre favorecido e estimulado, contribuindo para um clima mais agradável no ambiente de trabalho. Vale a pena pensar melhor na ideia de adaptá-los à empresa, principalmente porque já são reconhecidos como um eficiente recurso.

Gostou de conhecer melhor sobre as principais metodologias que podem ser usadas pelo RH da sua empresa? Assine nossa newsletter e receba conteúdos como este diretamente no seu e-mail. 

Posts relacionados

Deixe um comentário