Entenda o que é DBA e qual é o seu papel

4 minutos para ler

Em um ambiente em que os dados têm grande importância, saber o que é DBA é indispensável para gestores e empresários. Isso ocorre porque o DBA é o responsável por administrar o Banco de Dados da empresa.

Dada a importância desse papel, é fácil chegar a conclusão de que os responsáveis por ele precisam ser devidamente capacitados.

Considerando esse fato, optamos por desenvolver este conteúdo com informações mais completas a respeito deste tema. Leia o artigo e entenda o que é DBA!

O que é Banco de Dados

Antes de entender o que é DBA, é importante que o conceito de Banco de Dados esteja bem claro. De um modo simples e resumido, podemos dizer que o banco de dados é uma central de servidores responsável por armazenar e administrar todos os dados de uma empresa. Cabe a esse dispositivo a tarefa de processar as informações e fornecê-las aos softwares conectados a ele, quando isso se fizer necessário.

Via de regra, os bancos de dados podem ser divididos em interno e externo. Continue a leitura e descubra as diferenças entre eles.

Banco de dados interno

O Banco de Dados interno é um servidor próprio instalado nas dependências da empresa. A sua grande vantagem se encontra no fato de que, como ele pertence à empresa, o time de TI pode administrá-lo com mais autonomia. O que eleva o nível de controle dos gestores sobre ele.

A grande questão é que a instalação, a administração e a manutenção de um Banco de Dados próprio demanda uma elevada quantidade de recursos. O que o torna uma opção inviável para boa parte das empresas.

Banco de dados externo

O Banco de Dados externo, por sua vez, pode ser descrito como um servidor externo administrado por empresas especializadas na gestão de dados, que fornecem serviços de computação e armazenamento em nuvem. Cabe a essas empresas a tarefa de proteger as informações, armazenadas em seus servidores e garantir que elas estejam à disposição de seus donos 24 horas por dia.

Embora a autonomia da empresa seja menor em um Banco de Dados externo, os seus custos são muito mais baixos do que os de um Banco de Dados Interno. Além disso, as empresas especializadas nesse serviço são grandes e costumam contar com sistemas de segurança de ponta, o que é positivo.

Qual o papel do DBA

O Data Base Administrator, o DBA, é justamente o profissional responsável pela gestão de um Banco de Dados. Para cumprir esse papel, a formação do DBA é focada nas características dessa tecnologia, o que acaba gerando profissionais altamente especializados.

Dentre as funções do Data Base Administrator, podemos citar os seguintes exemplos:

  • instalar softwares;
  • monitorar o desempenho do Banco de Dados;
  • verificar a segurança do sistema;
  • executar reparos;
  • implementar medidas de segurança e backup de informações.

A importância do Outsourcing de DBA

É importante ressaltar que, embora a empresa possa contratar um DBA para administrar o seu Banco de Dados, seja ele interno ou externo, essa tarefa exige um investimento considerável. Isso não apenas na contratação do profissional, mas também na aquisição das ferramentas que ele precisa para executar suas tarefas.

Além disso, ao se dedicar à gestão e ao monitoramento do Banco de Dados, a empresa acaba gastando um tempo e recursos que poderiam ser alocados em suas atividades fim.

É nesse contexto que o Outsourcing de DBA surge como uma solução interessante! Basicamente, ele consiste em confiar as tarefas do Data Base Administrator a uma empresa especializada nessa função.

Uma atitude que, além de reduzir os custos da companhia, ainda cria condições para que ela se foque em suas atividades principais.

Por fim, é importante ressaltar que, dada a importância do Banco de Dados, a sua administração deve ser feita por profissionais especializados. O que exige que, antes de recorrer ao serviço, a empresa deve pesquisar a reputação de seus prestadores.

Agora que você sabe o que é DBA, que tal ter acesso a profissionais altamente especializados para gerenciar o Banco de Dados de sua empresa? Clique neste link e descubra as soluções da TIDEXA para você!  

Posts relacionados

Deixe um comentário