Saiba o que é ERP e quais suas vantagens

6 minutos para ler

Toda empresa é, na verdade, um conjunto de recursos. Há recursos financeiros, materiais, humanos e até mercadológicos, e todos devem ser bem gerenciados. Para tal fim, é preciso contar com a ajuda da tecnologia, especificamente de um Enterprise Resource Planning (ERP).

No entanto, nem todo empresário sabe o que é ERP e quais suas vantagens. Isso pode inibir a adoção dessa ferramenta, afetar os resultados da empresa e o dia a dia dos próprios colaboradores. E mais, colocar a empresa em uma posição de desvantagem competitiva.

Pensando nisso, nos próximos tópicos, explicamos detalhadamente o que é ERP e como essa ferramenta pode gerar vantagens à sua empresa. Portanto, continue com sua leitura!

Afinal, o que é ERP?

Como dito, o nome ERP é um acrônimo de Enterprise Resource Planning (Planejamento de Recursos Empresariais, em tradução). Consiste em um software gerencial dedicado à gestão dos recursos que fazem parte da empresa, no intuito de extrair grandes resultados.

Por vezes, esse software tem um perfil generalista, pois integra informações de diversas áreas da empresa (financeira, comercial e logística, por exemplo) em um mesmo lugar. Logo, permite que o gestor tenha uma visão mais sistêmica e torna o trabalho mais fluido.

Em alguns casos, o ERP também pode ter foco em uma área específica, como o RH. Nesse caso, seu objetivos é ajudar a organizar o departamento e otimizar os resultados da gestão de pessoas. Em vista disso, o ERP passa a ser um software profundo e bem delimitado.

As maiores e mais bem-sucedidas empresas contam com softwares ERP, do contrário não conseguiriam realizar suas tarefas e nem mesmo manter sua competitividade no mercado. Para entender melhor do assunto, no tópico seguinte, detalhamos as vantagens do ERP.

Quais as vantagens do ERP para a sua empresa?

Todo ERP, seja ele generalista, seja específico, oferece múltiplas vantagens à empresa. O aumento da velocidade dos processos diários, o compartilhamento de informações que são estratégicas e a segurança dos dados são bons exemplos. Veja mais, adiante.

Facilita a comunicação interna

A comunicação é um elemento crucial ao sucesso. Quando o diálogo entre os profissionais ou setores é precário, o número total de erros, problemas e conflitos tende a aumentar.

Felizmente, o ERP é uma poderosa ferramenta para aprimorar a comunicação. Ela permite que as principais informações sobre os setores sejam compartilhadas de maneira dinâmica e atraente, gerando fluidez aos processos diários.

Em alguns casos, o ERP possui módulos que permitem a comunicação com agentes que estão fora da empresa, como um parceiro estratégico, escritório de contabilidade ou órgão regulador. Assim, a organização evita erros e entraves indesejados.

Veja que, nesse caso, o ERP funciona como um canal de comunicação. Ele permite que um grande volume de dados seja compartilhado entre setores e parceiros estratégicos.

Melhora a gestão dos recursos empresariais

O êxito de uma empresa depende do quão bem ela gerencia seus vários recursos. Por exemplo, se conta com processos que melhorem a gestão dos recursos humanos, é possível que ela tenha uma boa taxa de atração e retenção de profissionais talentosos.

Como o ERP é dedicado à melhoria da gestão dos recursos empresariais, é natural que esse seja um dos seus principais resultados. Em outras palavras, o ERP permite tirar resultados superiores dos atuais recursos que pertencem ao empreendimento.

Isso tem uma série de vantagens à empresa. A primeira refere-se ao aumento da eficiência diária, ou melhor, torna-se possível fazer mais com os mesmos recursos. Por consequência, é possível reduzir custos não estratégicos e aumentar a produtividade do dia a dia.

Aumenta a competitividade da empresa

O mercado tem mudado muito ao longo dos últimos anos. Hoje, por exemplo, é possível falar da indústria 4.0 e seus impactos no expediente. Nesse contexto, as empresas precisam aumentar sua competitividade e sobressair à concorrência.

Um bom software ERP, sem dúvida, ajuda a aumentar a competitividade. Ele garante que a empresa consiga entregar mais resultados que seus competidores menos tecnológicos, o que gera valor aos clientes e outras partes interessadas (chamados de stakeholders).

Por outro lado, empresas que não contam com ERP e ainda fazem uso de tecnologias ultrapassadas, como planilhas tradicionais, colocam-se em posição de desvantagem no mercado. Ou seja, ficam mais propensas aos piores resultados.

Reduz os custos e gastos não estratégicos

Toda empresa conta com uma série de custos para manter suas atividades. Alguns desses custos são estratégicos e justificáveis. Outros, são provenientes de erros ou desperdícios que poderiam ter sido evitados. Logo, devem ser eliminados.

Felizmente, um bom ERP contribui para que os custos não estratégicos sejam reduzidos ou até eliminados. Ele garante que a organização tenha um maior controle do seu orçamento e fluxo de caixa, permitindo uma melhor análise e administração das finanças.

Com isso, a empresa pode se tornar mais rentável e lucrativa. Também pode tirar um maior proveito do seu orçamento, investindo no que é estratégico e capaz de gerar ganhos futuros. Ou seja, além de reduzir custos, permite o aumento dos ganhos.

Como o ERP contribui para a segurança de dados?

Toda empresa conta com dados sigilosos. Por exemplo, relatórios de pagamentos ou informações pessoais dos seus profissionais. Caso esses dados sejam perdidos ou vazados para a concorrência, a empresa perde competitividade e pode até sofrer processos.

Exatamente por isso, a temática “segurança da informação” tem sido destaque nas últimas discussões gerenciais. É preciso de ferramentas que garantam proteção à empresa e aos seus profissionais, garantindo que seus dados estejam devidamente protegidos.

Um bom software ERP conta com diversos módulos de segurança que permitem que a empresa tenha mais segurança no acesso e arquivamento dos seus dados. Primeiro, porque dificulta a ação de criminosos. Segundo, porque os dados ficam salvos na nuvem e, mesmo que existam problemas com os computadores da empresa, os dados estarão protegidos.

Sendo assim, um bom ERP garante que as informações sejam acessadas com maior agilidade, flexibilidade e segurança, o que gera inúmeras vantagens à empresa. Esses dados podem ser convertidos em indicadores e relatórios gerenciais, o que otimiza a gestão.

Enfim, agora você está por dentro do assunto e sabe exatamente o que é ERP e quais suas principais vantagens. Note que os benefícios são diversos, tanto à organização quanto aos profissionais. Exatamente por isso, é importante adotar um ERP que atenda às principais demandas da empresa ou departamento específico. Assim, terá múltiplas vantagens.

Então, gostou do nosso artigo? Agora, que tal deixar seus amigos por dentro do assunto?! É fácil e rápido, basta compartilhar nosso artigo em suas redes sociais. Vamos lá!

Posts relacionados

Um comentário em “Saiba o que é ERP e quais suas vantagens

Deixe um comentário