Miniguia: entenda o que é a transformação digital!

4 minutos para ler

Não é novidade para gestores e empresários que as inovações tecnológicas elevaram a eficiência na realização de diversos processos produtivos, o que resultou em uma otimização no desempenho empresarial. É necessário ressaltar, porém, que esse avanço também levou a administração das companhias a um novo nível, de modo que, para que seu negócio se mantenha relevante, o gestor deve entender o que é transformação digital.

Isso ocorre porque, caso esse conceito não seja devidamente implementado, a empresa tende a ficar para trás e perder espaço no mercado para companhias que estão mais preparadas. Com a finalidade de ajudar você, resolvemos desenvolver este conteúdo com informações mais completas sobre o tema.

Leia o artigo para entender o que é transformação digital e descobrir como ela pode afetar sua empresa!

O que é transformação digital?

De modo simples, podemos descrever a transformação digital como o processo de inovação em que empresas, independentemente de seu porte ou área de atuação, implementam soluções tecnológicas para melhorar seu desempenho.

Mais do que apenas adotar uma ferramenta para facilitar a execução de tarefas, esse conceito tem a finalidade de colocar a tecnologia como foco do negócio e utilizar suas soluções para otimizar seus processos como um todo.

Quais são os principais benefícios da transformação digital?

Ao entender o que é transformação digital e descobrir como implementá-la, uma empresa tem acesso a uma série de benefícios. Veja alguns deles a seguir.

Automação de processos

Por meio de soluções em inteligência artificial, a empresa é capaz de automatizar vários processos, deixando sua administração para um software capaz de monitorar a execução de tarefas e seus resultados. Isso abre espaço para que o capital humano seja alocado de modo mais eficiente.

Identificação de oportunidades

O Big Data, por sua vez, combinado a um processo eficiente de análise de dados, permite que o time de gestores tenha acesso a uma série de informações precisas a respeito de fatores relevantes, como a demanda dos consumidores. Ao estudar tais dados, os gestores podem implementar estratégias para aumentar os resultados da companhia.

Como preparar uma empresa para esse novo cenário?

O uso inteligente da tecnologia é um fator indispensável para o sucesso de um negócio; apesar dessa realidade, conquistar tal objetivo ainda é uma tarefa complexa. Esse fato pode ser constatado por dados como os que foram apurados por uma pesquisa da CI&T Business

Segundo a pesquisa realizada em 2019 com cerca de 200 executivos, 70% dos entrevistados acreditam que alcançar a transformação digital efetiva ainda é um desafio. Levando esse fato em consideração, é fácil perceber que, para ser bem-sucedida, essa tarefa exige empenho e dedicação da empresa.

Plano de inovação

Para que os desafios que envolvem a implementação da transformação digital sejam superados, a empresa precisa planejar bem sua execução e definir tanto o nível de evolução que deseja alcançar quanto as ferramentas mais alinhadas a esse objetivo. A participação do setor de TI é indispensável nesse processo.

Capacitação de colaboradores

É vital que o plano de inovação não deixe de lado a capacitação dos colaboradores. Visto que os responsáveis por usar as novas tecnologias serão eles, é importante que compreendam a fundo como as novas ferramentas podem beneficiar a empresa e tornar seu trabalho mais simples.

Com o auxílio do setor de RH, as etapas de conscientização a respeito da importância das novas ferramentas — e o treinamento para que todo o time de colaboradores descubra como usá-las — se tornam muito mais eficientes.

A evolução do mercado e as constantes mudanças no modo como companhias operam sua produção são inevitáveis. A tendência é que esse processo se torne cada vez mais intenso com o surgimento de novas tecnologias. Por essa razão, quanto mais cedo uma companhia se preparar para ele, maiores são as chances de se manter competitiva.

Agora que você sabe o que é transformação digital, o que acha de receber mais informações úteis? Assine nossa newsletter e tenha acesso a muitos conteúdos relevantes!

Posts relacionados