O que são bancos de dados e por que sua empresa precisa investir em um?

7 minutos para ler

Saber gerenciar e garantir a segurança de dados é algo fundamental para qualquer empresa. Além das razões estratégicas para isso, a nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) vai exigir muito cuidado no manejo e no armazenamento de qualquer informação a partir do próximo ano. Para evitar problemas e ainda beneficiar seu negócio, é essencial saber o que são bancos de dados e começar a investir neles. 

Quando bem utilizada, essa tecnologia contribui para as tomadas de decisão, a comunicação com os clientes e a precisão em outras ações da companhia. Trata-se, portanto, de um ótimo recurso para otimizar processos, e é muito importante que a área de TI esteja por dentro do seu funcionamento. 

Para entender melhor esse recurso e o seu papel dentro de uma empresa, é só continuar a ler! Vamos lá?

O que são bancos de dados?

Bancos de dados são coleções de dados que se interligam e se organizam de modo a armazenar e oferecer informações. Eles já existem há um bom tempo de forma física, como as agendas de telefone, por exemplo. Com a expansão da tecnologia, no entanto, começaram a surgir versões digitais desses recursos, que facilitam a navegação, a busca e a segurança do que foi armazenado.

Para que um banco de dados seja eficiente, ele deve ser bem gerenciado. É necessário saber quais informações colocar, mantê-las atualizadas, identificar e resolver problemas operacionais, entre outros fatores. É preciso ainda escolher um bom sistema de gerenciamento, mas a equipe de TI também deve sempre ficar atenta e cuidar bem desses bancos.

Existem vários modelos desse recurso. Alguns dos mais conhecidos incluem o Oracle, o SQL Server e o MySQL. Apesar dessa variedade, podemos dividir os bancos de dados entre duas categorias principais conforme seguem:

  • bancos relacionais — como o próprio nome já diz, são aqueles que permitem relacionar e comparar informações, sendo bastante úteis para diferentes tipos de análises de uma empresa;
  • bancos não relacionais — já não são tão versáteis quando se trata de comparações, mas também podem ser muito importantes para um negócio. Eles permitem análises, averiguando, por exemplo, a aprovação da marca em publicações nas redes sociais.

Por que é importante contar com um bom banco de dados corporativo?

Agora você já sabe do que se trata essa tecnologia e já tem uma ideia da sua importância para um negócio. Para demonstrar ainda mais o seu valor, separamos alguns benefícios desse tipo de ferramenta. Confira!

Facilita a análise de dados essenciais para o negócio

Um banco de dados digital não funciona apenas para guardar os dados de forma mais prática. Ele também permite cruzá-los e, assim, realizar análises que fazem toda a diferença para a empresa no mercado. Com essa ferramenta, fica mais fácil identificar padrões, problemas, tendências, riscos e oportunidades. Um bom banco de dados, que viabiliza obter esse tipo de informação de forma mais prática e eficiente, é um grande diferencial para a competitividade e a estratégia de um negócio.

Ajuda a reduzir custos e a otimizar investimentos

Um banco de dados facilita análises como a projeção de vendas de uma empresa, o que seria muito mais complexo sem ele. Além disso, por tornar os processos mais eficientes, essa ferramenta ajuda a evitar prejuízos e gera, assim, uma boa economia em médio e longo prazo. 

Permite uma melhor gestão e curadoria dos dados

De forma geral, a gestão de dados é bastante otimizada por esse tipo de ferramenta. O banco de dados permite cuidar melhor e transformar esses pontos tão importantes em informações valiosas para o negócio, auxiliando em suas tomadas de decisão e vários outros processos.

Facilita o relacionamento com o público-alvo e o mercado

Um melhor gerenciamento de dados tem muito a contribuir para o marketing de uma empresa. Com isso, fica mais fácil traçar um perfil de consumo do seu público e criar estratégias para se comunicar com ele. Os dados, seus cruzamentos e suas análises ajudam a identificar, de forma mais precisa, quem é o seu consumidor, quais são as necessidades dele e como ele consome. Desse modo, torna-se mais fácil criar estratégias de fidelização e de atração.

Possibilita a mobilidade da gestão

O banco de dados digital também facilita a mobilidade da gestão, permitindo que ela seja realizada de qualquer lugar, a qualquer hora e por meio de diferentes dispositivos. Isso é possibilitado pela tecnologia de armazenamento na nuvem, que também deve ser bem escolhida e utilizada pela empresa.

Facilita processos de recrutamento

Você também pode utilizar um banco de dados para armazenar informações sobre processos seletivos anteriores, com a permissão dos participantes, é claro. Muitos candidatos podem ser compatíveis com uma vaga em um recrutamento futuro, então vale a pena visitar esses arquivos na hora de uma nova triagem de currículos, por exemplo. Com a tecnologia em bancos de dados, essa busca se torna muito mais fácil.

Auxilia a gestão e a administração de informações

Com um bom banco de dados, o Departamento Pessoal tem maior facilidade para administrar informações sobre férias, horas extras, pontos e outras questões burocráticas. Assim fica mais fácil organizar tudo isso e realizar os processos sem erros, podendo ainda dedicar mais tempo a outras questões estratégicas.

Como escolher um banco de dados para sua empresa?

Agora que você já conhece a importância dessa tecnologia para sua empresa, vamos a algumas dicas para escolher a melhor opção para sua organização. Um dos primeiros passos é analisar o seu negócio e identificar quais as necessidades que devem ser contempladas pelo banco de dados. Pense nas necessidades atuais e procure fazer uma projeção realista para o futuro.

Outra questão relevante é definir se será utilizado um software já pronto ou se será necessária alguma customização. Avalie bem suas alternativas, estudando a usabilidade, os recursos e as possibilidades de cada plataforma. Vale a pena investir um tempo maior nisso, pois assim você encontra a opção mais alinhada ao seu negócio, verificando diferentes quesitos.

Entenda também as formas de uso e os diferentes tipos de solução. Além disso, convém averiguar se sua escolha é compatível com a linguagem padrão do mercado ou se será necessário realizar modificações. Verifique ainda se há possibilidade de expandir seus registros, entre outros cuidados.

Vale lembrar, por fim, que mesmo com um bom banco de dados, realizar o backup é sempre importante. Não se esqueça também das ferramentas de segurança nessa tecnologia, como recursos de monitoramento e bloqueios de atividades, criptografia e gerenciamento da chave de criptografia, entre outros.

É muito importante tratar o armazenamento de dados de maneira estratégica, de modo a aproveitar os benefícios que esse recurso tem a oferecer ao negócio. Para finalizar, vale lembrar que é bastante válido contar com o apoio de uma empresa que tenha experiência na área para ajudar você a definir qual é o software ideal para sua situação.

Esperamos que tenha gostado de descobrir o que são bancos de dados e como eles são importantes para um negócio atualmente. Está animado para investir nessa tecnologia? Para mais dicas e novidades, não deixe de assinar nossa newsletter!

Posts relacionados