Como aumentar a produtividade em TI trabalhando remotamente? Veja

4 minutos para ler

Dada a nova realidade do trabalho remoto, preparar os profissionais da empresa para manter, e aumentar, a produtividade em TI se tornou um grande desafio. Realmente isso é normal, uma vez que muitas companhias ainda não estavam preparadas para o home office.

Neste novo cenário, os líderes precisam colocar em prática medidas que aumentem o engajamento dos profissionais de Tecnologia da Informação e melhorem sua comunicação com a empresa.

Levando em consideração a dificuldade dessa tarefa, optamos por preparar algumas dicas para ajudar você nesse processo! Leia o artigo e entenda como manter o TI de sua empresa produtivo, mesmo no trabalho remoto!

Melhore a comunicação com a equipe

Por mais motivados e dedicados que sejam os colaboradores de uma empresa, a mudança de ambiente e a nova realidade podem afetar drasticamente seu desempenho. Os profissionais de TI não são uma exceção à regra.

Esse problema exige que os líderes tenham um contato mais direto com seus colaboradores, o que pode ser feito por videochamadas. O ideal é que tais reuniões sejam realizadas em grupo, para que os profissionais sintam uma proximidade com seus colegas, semelhante à que eles vivenciavam quando atuavam na empresa.

Tal experiência tende a elevar o ânimo da equipe, o que vai motivar seus membros a se empenharem mais em suas respectivas tarefas.

Defina metas

As metas sempre são uma importante fonte de motivação e engajamento. Afinal, o ser humano se sente tentado a superar desafios. A grande questão é que, na realidade do home office, essa estratégia pode ser usada como um indicador de desempenho. Isso ocorre porque, observando o sucesso dos colaboradores, os gestores podem avaliar a produtividade em TI.

Essa estratégia exige, porém, que as metas possam ser avaliadas de maneira que não restem dúvidas entre o sucesso e o fracasso da equipe. Além disso, elas devem ser alcançáveis, pois nada é mais frustrante para um funcionário do que receber um objetivo que obviamente não pode ser cumprido.

Estabeleça treinamentos a distância

Para os profissionais de TI, principalmente aqueles que precisam lidar com tarefas mais especializadas, a capacitação constante é uma necessidade real.

Embora o isolamento social dificulte essa tarefa, ela ainda pode ser executada por meio da internet. Prova disso são as universidades e faculdades que oferecem graduações a distância. Portanto, a empresa precisa investir em programas de capacitação online, que possam ser acessados por seus colaboradores em casa.

Implemente uma cultura de feedbacks

Um problema enfrentado por líderes e gestores é que, em uma conversa a distância, muitas vezes é difícil encontrar o tom certo para se transmitir uma mensagem, o que pode acarretar certo desconforto para as partes.

Apesar desse fato, os gestores precisam implementar e manter uma cultura de feedbacks. Esse cuidado é necessário para que os colaboradores compreendam seu próprio desempenho e, assim, se tornem capazes de melhorar.

É válido ressaltar que os líderes também precisam estar abertos aos feedbacks de seus colaboradores. Afinal, como o home office é uma novidade para boa parte das empresas que começaram a praticá-lo, existem muitos pontos e processos que podem ser otimizados. Isso faz da opinião dos funcionários uma valiosa fonte de informações.

Use a tecnologia de modo inteligente

Por fim, um dos pontos mais impactantes para a produtividade em TI é o uso inteligente das tecnologias. Isso porque, graças a todas as ferramentas que estão à nossa disposição, podemos nos organizar e realizar nossas atividades de um modo otimizado.

Como um exemplo, podemos citar os aplicativos voltados para o controle de horas e tarefas. Ao fazer uso de um deles, os profissionais de TI se tornam capazes de organizar todas as atividades que precisam realizar de um modo claro.

Alguns desses aplicativos contam até com alarmes que indicam o início de pausas e geram lembretes para tarefas importantes.

Uma vez que existem muitas soluções úteis, como esta, cabe ao gestor e aos próprios membros do time de TI pesquisar pelas tecnologias com o potencial de ajudá-los com sua rotina de trabalho.

A realidade do trabalho remoto exige que os gestores usem a tecnologia para se aproximar mais de seus colaboradores. Sem esse recurso, alcançar metas importantes, como aumentar a produtividade em TI, não é viável.

Neste contexto, também é importante que os líderes contem com maneiras eficientes de monitorar o desempenho dos profissionais. Você gostaria de aprender mais sobre esse assunto? Fique conosco mais um pouco e confira os principais indicadores de TI para medir a performance dos profissionais de sua empresa!

Posts relacionados

Deixe um comentário