Proteção de dados: é seguro manter dados dos colaboradores na nuvem?

4 minutos para ler

Hoje em dia, a proteção de dados de colaboradores é uma das grandes preocupações das empresas. Seja qual for o tamanho do seu negócio, são muitas as informações, e é necessário saber geri-las com cuidado, ainda mais diante da nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que começa a vigorar em 2020. 

Ao mesmo tempo, as soluções em nuvem (cloud computing) vêm mostrando uma participação cada vez mais marcante no mercado. Para você ter uma ideia, até o próximo ano, estima-se que elas cresçam em até 60% em todo o mundo

Com essa tendência que se tornou tão forte nas empresas, é comum surgir a dúvida sobre a segurança que essa tecnologia oferece para os dados armazenados. É justamente acerca disso que conversamos neste artigo. Então, continue a leitura para saber mais!

As soluções na nuvem e sua segurança

Em primeiro lugar, é necessário compreender o que é o cloud computing. Nesse sentido, em linhas gerais, essa tecnologia se trata da utilização de diversos servidores externos, que podem ser acessados de qualquer lugar do mundo por meio da internet. Assim, ela nos permite armazenar, gerenciar e acessar dados de maneira prática, com mobilidade e flexibilidade.

A questão da segurança nesse tipo de sistema ainda costuma gerar dúvidas em muitas pessoas. Fato é que, atualmente, já existem diversos recursos para proteger as informações, por exemplo, criptografias complexas. No entanto, para garantir que seus dados estarão seguros na nuvem, é importante escolher um bom fornecedor.

Entre os pontos a serem considerados nessa escolha, estão as políticas e os procedimentos de segurança, além dos investimentos que o fornecedor realiza para garantir uma infraestrutura adequada a fim de proteger seus dados. 

Os provedores desse serviço devem se manter sempre atualizados com as melhores práticas e tecnologias. As empresas fornecedores também devem assinar contratos relativos à privacidade e seguir padrões e normas de segurança. 

É essencial ficar atento a tudo isso, e vale destacar que a participação da equipe de TI pode fazer toda a diferença nesse processo, ajudando a encontrar as melhores alternativas. Com esse tipo de cuidado, sua empresa terá mais segurança na nuvem e poderá utilizar essa tecnologia na sua adequação à já mencionada nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Os benefícios do uso da tecnologia em nuvem

Existem também outros pontos no cloud computing que o têm tornado uma tendência tão forte nos últimos tempos. A seguir, separamos alguns dos principais benefícios dessa tecnologia para o setor de RH. Confira!

Facilidade e mobilidade no acesso aos dados

O cloud computing pode ser configurado para que apenas as pessoas certas tenham acesso aos dados. Além desse recurso de proteção, é importante destacar a mobilidade garantida aos usuários com essa tecnologia. 

As informações podem ser acessadas de diferentes dispositivos, dentro ou fora da empresa. Assim, as pessoas ganham mais flexibilidade e facilidade para realizar diversas operações.

Economia

A tecnologia em nuvem exige certos investimentos da empresa, por exemplo, na escolha do fornecedor e em uma boa conexão com a internet. No entanto, esse tipo de ferramenta acaba gerando economia para o seu negócio, já que poupa tempo e torna os processos mais práticos e eficientes.

Integração dos dados do setor

Uma das possibilidades do cloud computing é a integração de dados. Essa tecnologia permite ter uma visão mais fácil das informações, ajudando a estabelecer relações entre elas e realizar análises sobre diferentes pontos estratégicos.

Agora você já conhece melhor a segurança e os benefícios da computação em nuvem! Na hora de escolher um sistema e seu fornecedor, não deixe de contar com tecnologias confiáveis, oferecidas por empresas que tenham know-how no assunto e disponibilidade para dar suporte em todas as fases de implantação.

O que você achou da relação desse recurso com a proteção de dados de colaboradores? Aproveite que está aqui e conheça ainda mais detalhes sobre as soluções na nuvem e suas vantagens!

Posts relacionados

Um comentário em “Proteção de dados: é seguro manter dados dos colaboradores na nuvem?

Deixe um comentário