O que é recrutamento hacker, como ele funciona e quais suas vantagens?

4 minutos para ler

Se você clicou neste post, já deve saber que o processo de recrutamento e seleção de uma empresa vai muito além de triar currículos recebidos na organização. Ainda mais, quando a instituição conta com a implantação do recrutamento hacker, já que é por meio dessa estratégia que a equipe do RH garante processos ainda mais otimizados e inovadores.

A proposta do recrutamento hacker é revolucionar o processo R&S, garantindo que todos os passos relacionados apresentem a melhor performance, efetividade e eficiência. Isso tudo é viabilizado por tecnologias, sistemas e ações estratégicas.

Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe os próximos tópicos!        

Qual é a sua importância para a organização?

Agilidade e eficiência são duas características muito bem-vindas em qualquer processo organizacional, você concorda? A partir dessa afirmação já se pode concluir a importância do recrutamento hacker em uma empresa. 

Porém, sabendo disso, é possível destacar também as consequências e vantagens do recrutamento hacker dentro da instituição. Veja a lista das principais:

  • menos tempo gasto com triagem de currículos;
  • aumento do engajamento da equipe do RH;
  • eficiência na retenção de talentos relevantes para a instituição;
  • maior possibilidade de contratar colaboradores alinhados com a cultura organizacional;
  • impacto positivo para a sua marca;
  • time de recrutadores inspirado e querendo saber mais sobre as tecnologias etc.   

É importante considerar, portanto, que para obter processos de seleção e recrutamento cada vez melhores e benéficos para a empresa, a equipe deve estar ciente da necessidade de atualização. Há sempre pontos para melhorar e novas tecnologias para contar: ignorar tanta possibilidade de crescimento e otimização é incoerente com a postura para recrutamento hacker.   

Como é possível hackear o processo de recrutamento? 

Chegando até aqui, você descobriu o que é o famoso “recrutamento hacker” e os motivos pelos quais você deve considerar implantá-lo na sua empresa. Por isso, a gente imagina que você está curioso para saber como colocar tudo isso em prática. Veja os tópicos a seguir para descobrir as ações base de um processo de recrutamento hacker.

Mapa de calor na página de vagas 

O mapa de calor permite que você conheça quais são os locais em uma página digital em que os usuários mais “circularam” por meio do mouse. Ao acompanhar esse dado, é possível que você entenda quais são os pontos que mais chamam a atenção no site ou no blog. 

Direcionando essa estratégia para o recrutamento e admissão de talentos, basta que se invista em melhorias nos locais da aba de “trabalhe conosco” onde há pouca incidência de cliques. Além disso, reforçar os pontos fortes da página em tópicos que possam impulsionar a taxa de inscrição para as vagas.  

Chatbots para comunicação com possíveis talentos

Já na etapa de triagem de currículos e seleção de talentos alinhados com a empresa, vale a pena reforçar o relacionamento com os candidatos. Para isso, o chatbot do WhatsApp pode ser bastante útil. Com ele, a equipe do RH pode manter os candidatos atualizados sobre cada etapa do processo seletivo. 

Agora você já conhece a possibilidade do recrutamento hacker! Compreender a necessidade de buscar novas estratégias e tecnologias para otimizar e agilizar processos é essencial para manter a sua empresa em constante crescimento. 

E então, o que você achou dessa estratégia de recrutamento e seleção de talentos? A equipe TIDEXA está constantemente produzindo conteúdos relevantes para a sua vivência dentro da empresa. Assine a nossa newsletter e receba tudo em primeira mão!

Posts relacionados

Deixe um comentário