Entenda o que é RH inteligente e como ele tem contribuído para as empresas

4 minutos para ler

Em um cenário no qual empresas precisam se aprimorar constantemente para atender às demandas do mercado, diversos conceitos têm surgido com a finalidade de elevar seus níveis de eficiência. Nascido nessa nova realidade, o RH inteligente foi criado para otimizar o setor de Recursos Humanos, aumentando sua eficiência e reduzindo seus custos.

Diretamente conectado à transformação digital, esse conceito objetiva implementar soluções tecnológicas para simplificar os processos que precisam ser realizados pelo RH — mas sem deixar de lado a humanização, tão importante e valorizada nos dias atuais.

Precisa modernizar o setor de Recursos Humanos em sua empresa mas não sabe por onde começar? Leia este artigo e entenda o que é RH inteligente e descubra como ele pode beneficiar o seu negócio!

Conceito de RH inteligente

De modo simples, podemos descrever o RH inteligente como um conceito que busca usar a tecnologia para simplificar as diversas tarefas que devem ser desempenhadas pelo RH, desburocratizando-o. Tal estratégia é capaz de elevar a eficiência do setor, permitindo que seus colaboradores desempenhem suas funções de maneira mais ágil.

Ao otimizar os processos de RH, uma empresa tem mais facilidade em seus processos seletivos, o que se traduz em uma captação mais elevada de talentos. Além disso, a própria relação entre a empresa e seus colaboradores melhora.

Benefícios do RH inteligente

É possível que apenas uma definição não seja o bastante para explicar o que é esse conceito e, ao mesmo tempo, demonstrar o seu potencial de beneficiar empresas. Para deixar tudo mais claro, separamos algumas utilizações práticas do RH inteligente.

Simplificação de tarefas

Por meio de um software especializado, diversas atividades operacionais do RH, como a administração da folha de pagamentos, podem ser automatizadas. Isso abre espaço para que os colaboradores atuem de modo mais estratégico, captando novos talentos para a empresa e implementando soluções e estratégias para tornar o ambiente de trabalho mais agradável para os colaboradores.

Além disso, é importante ressaltar que, por mais atento e esforçado que seja o colaborador, ele está sujeito a cometer erros, principalmente quando precisa lidar com atividades repetitivas ou que envolvam muitos cálculos. O uso de um software, porém, elimina o erro humano nessas atividades, tornando o RH mais seguro e eficiente.

Captação e análise de dados

Ao fazer uso de um software especializado, o time de Recursos Humanos também é capaz de captar uma série de dados importantes a respeito da execução de suas tarefas e do desempenho dos demais funcionários da companhia. A análise de tais informações permite que o time de gestores implemente estratégias para otimizar o desempenho do RH e da companhia como um todo.

Execução mais eficiente de processos

O objetivo do RH inteligente é usar a tecnologia em favor dos colaboradores da empresa, para otimizar seus resultados com uma gestão de pessoas otimizada. Nesse contexto, podemos dizer que o seu potencial é ilimitado, pois existem diversas ferramentas úteis com o potencial de elevar a eficiência do setor.

Como um exemplo, vamos citar a tecnologia de videochamada, que permite que entrevistas sejam realizadas a distância. Isso reduz os custos da empresa com o deslocamento de seus colaboradores e com o aluguel de locais onde o evento deveria ocorrer.

Tendências para o RH inteligente

Por fim, é importante citar que, como todos os conceitos ligados à transformação digital, o RH inteligente está em constante evolução, de modo que conta com várias tendências para o futuro. Entre as principais, podemos citar as seguintes:

  • uso de software para tomada de decisões;
  • implementação de soluções em Machine Learning e Inteligência Artificial;
  • aplicação do Big Data e People Analytics.

Em um mercado acirrado, o RH inteligente surgiu como uma solução para que empresas otimizem o setor de Recursos Humanos. Levando em consideração a importância dessa área, é fácil perceber que o conceito é indispensável para o sucesso de um negócio.

Agora que você entende como funciona o RH inteligente, o que acha de descobrir os métodos para gerir seus colaboradores com mais eficiência? Baixe nosso e-book e descubra como alinhar sua gestão às exigências da Indústria 4.0!

Posts relacionados

Deixe um comentário