Conheça as melhores práticas de segurança de dados nas empresas

3 minutos para ler

Atualmente, muito se fala sobre empresas orientadas por dados, além da digitalização e automação de certos processos. Todos esses avanços, contudo, resultam no trabalho com grandes bancos de dados. Por consequência, é necessário falar de segurança de dados.

Pense na segurança de dados nas empresas como um conjunto de políticas, práticas e ferramentas que objetivam proteger e preservar os dados que estão sob sua tutela, tornando-os menos vulneráveis a eventuais incidentes ou ataques mal-intencionados.

Nos tópicos seguintes, explicamos as melhores práticas de segurança de dados que podem ser aplicadas em seu empreendimento. Continue a leitura!

Mostre o porquê da segurança de dados

Primeiro, é importante que todos os talentos entendam o porquê da segurança de dados. Muitos funcionários acreditam que isso é algo secundário e que não provoca danos à empresa ou às partes interessadas. É necessário transformar radicalmente essa mentalidade.

Para isso, mostre como os dados são importantes para a organização: explique que, caso eles sejam perdidos ou corrompidos, todo o trabalho diário pode ser prejudicado e mostre como a empresa pode ter problemas severos com isso. Assim, o compromisso diário será maior.

Crie políticas de segurança da informação

Com a alta administração da empresa, aproveite para criar e adotar algumas políticas de segurança dos dados. Essas políticas devem explicar o que pode ser feito, por quem e como isso deve ocorrer no expediente, bem como o seu oposto, isto é, o que deve ser evitado.

É interessante que essa política seja liderada pelo setor de TI, tendo a assessoria de um consultor ou de um departamento jurídico. Uma ótima dica é se inspirar em políticas que foram elaboradas por outras grandes empresas que são referência no seu segmento de atuação.

Invista no armazenamento em nuvem

A computação em nuvem evoluiu muito nos últimos anos e, atualmente, oferece soluções acessíveis a todo tipo de empresa. Com os dados armazenados na nuvem, é menos provável que sejam danificados, perdidos ou acessados indevidamente.

Nesse aspecto, é interessante buscar por sistemas gerenciais que ofereçam a solução em nuvem. Eles podem reduzir ou até mesmo eliminar a necessidade de salvar os seus dados em locais físicos dentro da empresa, o que também ajuda a reduzir custos.

Faça o backup periódico dos dados

O backup consiste em uma cópia de segurança. Ele é útil para que, caso aconteça algum incidente com seus dados originais (sejam apagados, por exemplo), a cópia de segurança possa aliviar os prejuízos.

É interessante que esse backup seja feito de maneira periódica, sempre que for realizada uma mudança substancial nos dados. Também é interessante salvar a cópia na nuvem, nunca no disco do seu próprio computador. Desse modo, seus dados estarão mais seguros.

Agora você está por dentro do tema! Note que segurança de dados é importante para todos que estão dentro da empresa e até para quem está fora dela, como os clientes. Práticas simples, como adotar sistemas que operem em nuvem, podem fazer uma grande diferença. No entanto, também é importante construir uma cultura de valorização dos seus dados.

Gostou do nosso artigo? Aproveite para entender muito mais sobre gestão, tecnologia e recursos humanos. Basta nos seguir nas redes sociais. Estamos no Facebook e no LinkedIn!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário