Como a segurança em nuvem pode garantir um backup mais eficiente?

6 minutos para ler

Um backup seguro é muito importante para garantir a confidencialidade das informações organizacionais. Com a Lei Geral de Proteção de Dados, essa necessidade é ainda mais latente, afinal, dados de funcionários vazados podem gerar um enorme problema. Para driblar essas dificuldades, vale a pena apostar na segurança na nuvem.

Essa tecnologia traz a solução de que as empresas precisam para manter seus arquivos bem armazenados e fáceis de acessar. Isso porque dispensa a necessidade de dispositivos físicos e oferece criptografia para diminuir o risco de invasões de pessoas não autorizadas.

Quer entender melhor o assunto? Continue a leitura!

Por que contratar um serviço de backup na nuvem?

Nós sabemos como todos os dados relacionados à sua organização são importantes e podem causar problemas graves se caírem em mãos erradas ou até mesmo se forem acessados pela concorrência.

Essa preocupação diz respeito não só às estratégias ou aos dados de faturamento. O departamento de Recursos Humanos também precisa ter cuidado redobrado, afinal, lida com informações importantes dos colaboradores. O vazamento desses registros pode viabilizar a execução de fraudes, como clonagem de documentos.

As organizações já entendem essa necessidade. Um relatório publicado pela Hurwitz & Associates, empresa norte-americana de consultoria estratégica, mostrou que quase 85% dos entrevistados já estavam implantando projetos significativos na nuvem. Entre esses mesmos participantes, mais da metade (53%) destacou que a segurança foi o requisito que mais chamou a atenção na hora de migrar para a cloud.

Como a segurança na nuvem ajuda as empresas?

Para que você entenda melhor todas as vantagens que o backup na nuvem oferece e perceba que essa é a melhor opção para a sua empresa, confira as vantagens que o uso dessa tecnologia promove.

Maior proteção

O armazenamento de dados em dispositivos físicos, como pen drives e HDs externos, oferece um risco muito maior de vazamento das informações. Isso porque eles podem ser roubados ou perdidos facilmente. Por sua vez, quando as informações são guardadas no computador local, o risco de invasão de hackers é constante, ou pode ocorrer algum dano no aparelho que inviabilize o acesso.

O backup na nuvem elimina todos esses problemas, já que as informações são armazenadas em servidores virtuais e descentralizados, com acesso por senha e uso de criptografia. Essa opção mantém os dados sensíveis da sua empresa mais seguros e protegidos.

Acesso remoto

Uma das grandes vantagens da internet é a descentralização do acesso às informações. Não é à toa que o trabalho home office é uma tendência em pleno crescimento.

Por isso, é importante garantir essa maleabilidade na consulta de dados. Com o armazenamento na nuvem, você pode fazer consultas durante uma reunião em outro estado ou até em outro país, com máxima segurança e conforto, sem correr o risco de esquecer de levar uma planilha importante, por exemplo.

O grande segredo para o sucesso dessa prática é evitar o acesso em lan houses ou computadores desconhecidos, pois a contaminação por vírus facilita a invasão nesses dados.

Flexibilidade

O backup na nuvem não quebra só as limitações geográficas. Desde que conte com uma boa conexão de internet, ele permite que você consulte os dados com o dispositivo que tiver em mãos.

Se está apenas com seu smartphone, você pode usá-lo. Mas já se prefere utilizar um tablet ou um laptop para consultar essas informações, também é possível. Fica ao seu critério fazer o download de algum arquivo, subir um documento recém-criado ou até mesmo imprimir o que julgar necessário.

Custo baixo

A manutenção de um CPU ou de um data center requer um local refrigerado, troca de tecnologias, uma boa equipe de TI para fazer os reparos e atualizações necessárias, apenas para citar alguns cuidados.

Já o custo do backup na nuvem é apenas o da mensalidade do servidor, que costuma ser bem acessível. Esse valor pode ser ajustado às demandas da sua organização, contratando apenas o espaço para armazenamento que for necessário.

Agilidade na recuperação dos dados

A busca por arquivos antigos da empresa pode ser um verdadeiro pesadelo. Na melhor das hipóteses, com muita organização, é possível consultar em qual dispositivo um documento está em um registro de dados e ir direto ao equipamento. Vale lembrar que se ele tiver sofrido alguma avaria, o acesso não será possível. Por outro lado, sabemos que na realidade das empresas geralmente não há esse controle, e a pesquisa acaba precisando ser feita em vários locais.

Com o backup na nuvem, as informações estão todas disponíveis e podem ser acessadas rapidamente, com uma busca pelo nome do arquivo, por exemplo. Embora pareça algo simples, essa rapidez pode fazer toda a diferença durante a gestão, na tomada de decisões e até mesmo durante uma fiscalização.

Possibilidade de backup automático

Os sistemas de armazenamento na nuvem permitem a programação de um horário específico para a realização de backups diários. Isso aumenta a garantia de segurança, evitando que informações importantes se percam, além de otimizar o trabalho.

Nesses casos, o ideal é que esse agendamento seja feito para um horário depois do expediente, para não atrapalhar o fluxo de tarefas. Assim, a organização garante que todas as informações serão devidamente guardadas, sem nenhuma alteração na produtividade.

Fácil implementação

Uma das maiores vantagens que o armazenamento em nuvem oferece é sua facilidade na implementação. Você não precisa de um grande data center, equipamentos de última geração ou contratar um time de especialistas. Basta contratar um bom fornecedor, de preferência que ofereça suporte 24 horas, e começar a aproveitar todos os benefícios que os serviços em cloud oferecem.

Para escolher um bom serviço de segurança na nuvem, considere a qualidade da empresa fornecedora, o reconhecimento no mercado que ela tem, além das ferramentas que são oferecidas na contratação e que podem fazer a diferença no uso diário dessa tecnologia: infraestrutura completa, treinamentos, equipe de suporte à disposição, entre outros.

Nesse sentido, vale a pena você conhecer os serviços oferecidos pela TIDEXA e saber como podemos otimizar os processos e manter a segurança dos backups da sua empresa. Confira todas as soluções e integrações com que trabalhamos!

Posts relacionados

Deixe um comentário