Você conhece as vantagens do sistema de folha de pagamento?

4 minutos para ler

O correto cumprimento da folha de pagamento não é só importante, mas crucial. Eventuais atrasos, erros e complicações podem originar graves problemas à área de recursos humanos e, claro, ao empreendimento. Um bom sistema de folha de pagamento pode ser a solução.

Para ficar claro, pense no sistema de folha de pagamento como uma tecnologia capaz de automatizar e otimizar certas tarefas, como o cálculo das horas efetivamente trabalhadas ou a distribuição de holerites. Assim, permite o correto cumprimento do calendário de obrigações, bem como a padronização de proventos e descontos, entre outros benefícios.

Nos tópicos seguintes, explicamos quais são as principais vantagens do sistema de folha de pagamento e o que você precisa analisar para escolher um. Portanto, continue sua leitura!

Otimiza o armazenamento dos dados

Um recente artigo da Harvard Business mostra como os dados são usados como fonte de vantagem competitiva pelas grandes organizações. Para tanto, é preciso obter e armazenar os dados certos, o que pode ser feito com a ajuda do sistema de folha de pagamento.

Como esse sistema se conecta ao ponto eletrônico, ele permite a extração de dados verídicos e volumosos sobre a assiduidade dos funcionários. Esses dados são armazenados na nuvem e podem ser acessados a qualquer momento. Logo, o RH pode se tornar mais competitivo.

Promove a transformação digital do setor de RH

A transformação digital é uma forte tendência para o RH. Ao entrevistar mais de 10 mil líderes de RH, a Deloitte constatou que 53% deles estão redesenhando seus processos de RH para aproveitar ferramentas digitais como o sistema de folha de pagamento.

O interessante é que esse sistema atua na espinha dorsal para a transformação digital do RH e da organização, pois é um dos processos mais básicos e cruciais ao funcionamento do empreendimento. Logo, constitui a base para uma transformação digital bem estruturada.

Estimula a eficiência operacional diária

Em geral, as empresas brasileiras contam com uma alta carga burocrática e isso afeta sua eficiência diária. Em outras palavras, elas precisam alocar mais recursos para resolverem coisas que não são tão complexas. Um bom sistema de folha de pagamento pode mudar isso.

Note que o sistema automatiza determinadas tarefas, fazendo com que elas sejam feitas de maneira mais rápida, acertada e com pouco (ou até nenhum) envolvimento humano. Logo, o sistema demanda menos tempo, energia e dinheiro do RH, otimizando sua eficiência operacional.

Aumenta a segurança da informação

Se o registro da carga horária dos seus funcionários está salvo em cadernetas, planilhas ou na memória do seu computador, é possível que não tenha um alto padrão de proteção dos seus dados. Todas essas bases são inseguras, podendo ser violadas de muitas maneiras.

Um bom sistema de folha de pagamento permite que suas informações fiquem salvas na nuvem, reduzindo a possibilidade de incidentes capazes de violar, vazar ou deletar seus dados. Isso é importante para o RH, mas também para a empresa e os próprios talentos.

Há uma série de vantagens ligadas à adoção de um sistema de folha de pagamento. Para fazer uma boa escolha, lembre-se de que é preciso pensar se o sistema compreende as demandas da sua empresa, se o custo-benefício é atraente e se seu fornecedor tem uma boa reputação no mercado. Se a resposta for sim para as três questões, provavelmente, fará uma boa escolha.

Quer conhecer um sistema que atenda a esses quesitos e ainda conferir uma demonstração gratuita? É muito fácil: basta entrar em contato conosco. Vamos lá!

Posts relacionados

Um comentário em “Você conhece as vantagens do sistema de folha de pagamento?

Deixe um comentário