Saiba a importância do sistema de folha de pagamento

6 minutos para ler

A tecnologia facilitou diversos processos relacionados ao RH, trazendo mais rapidez e assertividade e favorecendo o surgimento de uma nova abordagem: o RH estratégico, que procura coordenar os recursos e talentos da empresa em prol de um objetivo. Entre as diversas automatizações promovidas, está o surgimento do sistema de Folha de Pagamento.

Do que se trata esse sistema e como ele pode ajudar a sua empresa? Neste post vamos apresentar melhor os recursos e mostrar porque você deve incluir essa ferramenta na sua organização. Acompanhe!

O que é um sistema de Folha de Pagamento?

O cálculo da Folha de Pagamento sempre tomou muito tempo dos profissionais de RH, onerando a equipe. Justamente por ser algo moroso, também é comum a incidência de alguns erros no processo, o que prejudica o funcionário e a reputação da empresa.

O sistema de Folha de Pagamento veio para resolver esse problema, realizando as funções necessárias para a confecção do documento de maneira simples e muito mais rápida. A ferramenta também ajuda a minimizar os erros, dando maior segurança ao processo e preservando a relação entre funcionário e empresa.

Como a Folha de Pagamento é elaborada?

A Folha de Pagamento pode ser confeccionada de acordo com as necessidades da empresa, considerando os direitos e benefícios pagos aos funcionários. No entanto, alguns campos essenciais devem ser mantidos para manter a adequação às leis. As informações que o documento deve carregar são:

  • nome do funcionário;
  • cargo ocupado;
  • documentos de identificação;
  • valor de salário combinado na contratação;
  • valores de bônus (quando houver);
  • descontos (INSS, FGTS e benefícios);
  • salário-maternidade;
  • frequência, faltas, atrasos e afastamentos;
  • horas extras;
  • adicionais (noturno, periculosidade, insalubridade, etc.)
  • data em que o valor estará disponível.

Como um software pode aumentar a assertividade do documento?

O uso de um sistema de Folha de Pagamento ajuda o RH a economizar tempo, automatizando processos e permitindo que esses profissionais sejam aproveitados em atividades mais estratégicas da corporação. Com isso, é possível obter resultados mais expressivos na gestão de talentos e alcance de metas.

O uso de uma plataforma também dá maior segurança nos cálculos, mitigando as falhas. Assim, os funcionários recebem exatamente o valor devido. Isso dá maior tranquilidade não só para os funcionários, mas para a empresa também.

Com a aplicação de uma ferramenta digital eficiente e segura, essa etapa deixa de ser uma preocupação para o RH e os documentos são gerados quase que automaticamente, poupando tempo, dinheiro e preocupação.

Quais são as vantagens de um sistema de Folha de Pagamento?

A contratação de um software para confeccionar as Folhas de Pagamento é um verdadeiro investimento, trazendo diversas vantagens para a organização. Destacamos aqui as principais.

Centralização de informações

São muitas informações necessárias para a confecção da Folha de Pagamento, relacionadas aos horários e contrato do funcionário. Quando o processo é feito pela maneira tradicional, a consulta a esses dados é mais trabalhosa e pode até mesmo gerar algumas confusões.

Com o uso de um sistema, as referências ficam concentradas em um local só, auxiliando o trabalho e fazendo com que ele seja mais assertivo e prático.

Gestão financeira mais eficiente

Com o sistema informatizado, a empresa consegue ter um controle muito maior do que é pago e de como o orçamento está sendo realizado. Além disso, também dá uma visão mais ampla dos impostos, ajudando no controle das obrigações fiscais e mantendo o negócio em conformidade.

O uso do software também facilita o o cálculo do pagamento de férias, o controle de adiantamentos e de reembolsos com consultas médicas ou demais benefícios .

Geração de relatórios

Outro benefício é que a organização de dados pelo uso de um sistema de Folha de Pagamento possibilita uma consulta mais rápida e permite a geração de relatórios relacionados aos honorários dos funcionários.

Com esses recursos, o RH consegue fazer um planejamento muito mais preciso, auxiliando na tomada de decisões da empresa.

Controle do horário de trabalho

Para que a Folha de Pagamento seja feita corretamente, o controle preciso da folha de ponto dos empregados é indispensável. O sistema permite a importação dessas informações, realizando um cálculo bem preciso do que deve ser pago.

Indo além, a empresa pode usar essas informações para acompanhar o absenteísmo dos colaboradores. Quando registrada em índices altos, essa taxa pode ser um indicador de problemas internos mais graves, como a falta de engajamento e o clima organizacional ruim.

Facilita as auditorias

Manter as relações trabalhistas dentro do que é determinado por lei é essencial para o sucesso de qualquer organização. O RH pode sentir dificuldade em manter o controle de todas as informações, mas com um software informatizado, os dados relacionados aos pagamentos dos funcionários podem ser mantidos em ordem.

Isso ajuda a manter as atividades sob controle, ajuda na realização de auditorias internas e externas, no envio das informações para o eSocial e na localização de comprovantes para defesa em processos trabalhistas.

Aumenta a agilidade

Vivemos em uma realidade em que a troca de informações ocorre em ritmo quase frenético. Por isso, torna-se praticamente inviável para uma empresa a confecção de Folhas de Pagamento por métodos analógicos. A contratação de um bom software aumenta muito a agilidade dos processos, mesmo em comparação a controles realizados digitalmente, porém sem o uso de ferramentas projetadas para esse fim.

O dinamismo das informações é essencial para a confecção desse documento de maneira precisa e capaz de acompanhar o fluxo de trabalho do RH. Essa necessidade é ainda maior quando se trata de uma empresa com grande número de colaboradores, mesmo que conte com a ajuda de um escritório de contabilidade.

Neste post, ficou claro qual a importância do sistema de folha de pagamento para o Recursos Humanos e para a organização como um todo. Vale a pena contratar um bom software para evitar problemas maiores e garantir que esse aspecto tão importante, ligado diretamente à relação com os funcionários, tenha o zelo e a assertividade devidos.

Quer conhecer uma boa ferramenta para ajudar nesse trabalho? Entre em contato com a TIDEXA e saiba como a nossa solução pode auxiliar a sua empresa e proporcionar excelentes resultados, com mais organização e segurança na hora de calcular os pagamentos dos colaboradores.

Posts relacionados

Deixe um comentário