6 vantagens do Sistema de Gestão Integrada para a Gestão de Pessoas

6 minutos para ler

Para ter um melhor fluxo de trabalho e, com isso, alcançar melhores resultados, é fundamental que uma empresa funcione de maneira integrada. As áreas podem ser muitas e, à primeira vista, cada uma é bem distinta, causando a impressão de que não conseguem se comunicar. No entanto, isso faz toda a diferença. É por isso que, neste post, vamos conversar sobre o Sistema de Gestão Integrada (SGI).

Esse recurso busca integrar os diferentes processos internos de uma empresa, aliando também seus diversos sistemas de gestão. Assim, a interação entre os setores é otimizada e uma série de benefícios, conquistada.

Os objetivos do uso de um SGI, assim como a forma e a ferramenta a serem empregadas, podem variar em cada organização, mas é possível destacar algumas de suas vantagens mais gerais. Continue a leitura e saiba mais!

Quais são as vantagens de um Sistema de Gestão Integrada?

1. Monitoramento contínuo das operações

O SGI reúne informações integradas sobre os vários processos de uma empresa e permite que elas sejam visualizadas a qualquer momento pelos gestores. Isso traz grande vantagem para o monitoramento, que seria bem mais complicado se os gestores tivessem que, a todo tempo, ficar analisando cada sistema separadamente.

Não estamos dizendo que o acompanhamento individual de cada operação deva ser abandonado, mas sim que, em diferentes casos, o trabalho e o tempo da gestão podem ser otimizados por esse sistema. Ele ajuda ainda a identificar questões que não estejam indo tão bem e processos que não estão dentro do esperado. Assim, as tomadas de decisão e as definições de estratégias também são beneficiadas.

2. Processos eficientes

As áreas de uma empresa se interligam de diferentes maneiras. Por exemplo, muitas vezes, um setor só pode realizar determinada atividade depois que outro departamento tiver feito certa tarefa. Assim, quando as áreas não se comunicam bem ou utilizam apenas sistemas de gestão separados, o fluxo dos processos acaba sendo prejudicado.

O SGI é uma forma de evitar esses prejuízos e manter os processos eficientes. Com ele, as áreas podem interagir melhor, informando umas às outras sobre a conclusão e o andamento de suas tarefas. Tudo isso é feito de forma otimizada e prática. Desse modo, podemos dizer que esse sistema também contribui para a produtividade e para a qualidade do trabalho.

3. Menos retrabalho

A comunicação, a troca de informações e o registro de atividades entre os setores são coisas bastante complexas quando feitas manualmente. Com frequência, um gestor pode perder tempo, por exemplo, enviando e-mails para seus colegas de outras áreas para informar sobre a conclusão de uma tarefa.

Como os afazeres são muitos e as atividades podem ser desafiadoras, é normal que aconteçam falhas nesses procedimentos. O problema é que isso acaba gerando retrabalho, pois é preciso fazer de novo o que deu errado. Isso ocupa ainda mais o tempo dos profissionais, que poderiam estar se dedicando a questões mais estratégicas.

Com um Sistema de Gestão Integrada tudo isso fica mais fácil e eficiente. As interações são facilitadas pela ferramenta e os gestores podem aproveitar seu tempo de outras maneiras.

4. Gestão transparente

Uma gestão transparente é fundamental para uma empresa, até mesmo para reforçar a confiança e o engajamento de seus colaboradores. Esse é mais um ponto para o qual o SGI pode contribuir.

Ele permite que os setores se mantenham conectados e compartilhem suas informações com quem tem acesso à plataforma. Com isso, todos podem acompanhar o que está acontecendo na empresa, seus problemas e suas conquistas.

5. Maior fluxo de informações

Isso está relacionado a tudo o que já foi explicado aqui. Quando as informações são compartilhadas com todos os envolvidos, não apenas se gera mais confiança na empresa como também o fluxo da comunicação é melhorado.

O conhecimento e a integração que o SGI permite podem impactar até no clima organizacional, pois sua transparência evita boatos e outras questões de interpretação. Esse é um dos motivos pelos quais a ferramenta também pode dar sua contribuição para o bem-estar de colaboradores, de qualquer nível hierárquico.

6. Padronização de processos

Esse é um benefício, mas também é uma demanda do SGI. É preciso padronizar os diversos processos empresariais ao começar a utilizar a ferramenta, de modo a atender aos sistemas e certificações. Pode parecer trabalhoso, porém é um passo importante que terá bons resultados posteriormente.

Isso torna os processos mais compreensíveis e consistentes, além de possibilitar que se integrem de forma mais fluida. Trata-se de uma maneira de otimizar o controle, a conexão e o andamento das atividades.

Como implementar um SGI na sua empresa?

Um Sistema de Gestão Integrada pode ser uma solução útil para empresas de todos os tipos e portes, não apenas para grandes corporações. Para implementá-lo, é preciso fazer um bom planejamento, definir suas necessidades, preparar os colaboradores, entre outras questões.

A equipe de TI e os demais gestores não devem subestimar nenhum desses pontos, pois eles podem ser complexos apesar de o sistema trazer vantagens. É preciso fazer uma boa análise de custo-benefício e escolher o fornecedor certo.

Além disso, para evitar erros, é necessário tomar cuidado para que a empresa continue se diferenciando em seu segmento, não deixe de lado sua cultura e mantenha a individualidade dos setores apesar de interligá-los. É preciso ainda escolher entre os diversos módulos e opções de sistemas existentes. Assim, você facilita a comunicação desde o RH e a Gestão de Pessoas até o TI!

Para finalizar, é importante lembrar que, por si só, o SGI não torna a empresa totalmente integrada, pois isso deve fazer parte de seus valores e estar presente em outras diversas práticas. Você pode fazer essa transformação no seu negócio, contudo tenha em mente que é um processo que vai se desenvolvendo com tempo, paciência e empenho.

Agora você já sabe o que é um Sistema de Gestão Integrada! Para descobrir a melhor ferramenta para o seu negócio, você pode contar com o apoio de uma empresa especializada em gestão de softwares, de modo a definir o mais adequado à sua estratégia. Para mais informações, é só entrar em contato conosco. Vai ser um prazer auxiliar você!

Indústria 4.0: como ela revoluciona a gestão de RH?
Posts relacionados