Conheça o banco de dados Oracle e suas vantagens

4 minutos para ler

As equipes de TI estão sempre em busca das melhores soluções para as empresas em que trabalham. Entre os mais utilizados pelas corporações, está o Oracle, um banco de dados robusto e eficiente que pode resolver com eficiência os problemas relacionados à gestão de informações da sua organização.

Neste post, vamos apresentar brevemente esse banco de dados e mostrar os benefícios que ele proporciona. Ficou curioso? Então, continue a leitura!

O que é o Oracle?

Trata-se de uma solução de Banco de Dados fornecido pela Oracle Corporation que permite a definição e a manipulação de informações mantendo a confidencialidade, integridade e restauração dessas referências.

Além do banco de dados, a tecnologia oferece diversas ferramentas que possibilitam a adaptação a outros produtos e que podem ser divididas em diversas categorias, como administração, comunicação e engenharia de software.

Graças a essas características de integração e administração das informações, o Oracle pode ser aplicado para o gerenciamento de dados como um todo, ajudando a estabelecer relações entre essas informações, entender melhor o cenário da empresa e servir de suporte para a tomada de decisões.

Quais vantagens esse software apresenta?

A escolha pelo Oracle pode trazer diversos benefícios, auxiliando o trabalho da TI e garantindo o desenvolvimento dos processos internos de maneira fluida, com a tecnologia realmente ocupando o seu papel de suporte para a realização de tarefas.

Conheça as principais vantagens que o banco de dados Oracle apresenta.

Otimização de desempenho

As empresas têm uma preocupação geral em aumentar seu desempenho, realizando as tarefas com mais rapidez e eficiência. O Oracle permite a aplicação de diversas técnicas para que as operações sejam realizadas mais rapidamente, otimizando esse desempenho e favorecendo a agilidade na realização das atividades.

Backup e recuperação de informações

Outro assunto que deixa as equipes de TI aflitas é a segurança e a recuperação dos dados. Com tantas informações importantes registradas, é essencial manter um backup dessas referências e resgatá-los rapidamente caso ocorra algum problema.

Com o Oracle há diversas opções para realizar esses backups e recuperar as informações, dando total segurança ao usuário.

Facilidade na auditoria

Durante a auditoria, os bancos de dados são consultados a fim de identificar as ocorrências e quem realizou as mudanças. Esses registros são armazenados e podem ser facilmente acessados pelo Oracle.

Hospedagem na nuvem

Manter o banco de dados na nuvem aumenta a eficiência e a produtividade nas organizações, dispensando grandes investimentos em uma infraestrutura de datacenter, além de disponibilizar recursos de software e hardware em menos tempo.

Segurança da informação

A segurança da informação é essencial para empresas de qualquer porte ou setor de atuação, afinal, o vazamento ou roubo de dados ameaçam seriamente o funcionamento e a reputação das organizações.

Com o uso do banco de dados Oracle é possível aplicar diversas estratégias para aumentar essa segurança, diminuindo o risco de invasões.

Com essas informações, você pode conhecer um pouco mais do sistema Oracle e no que ele pode ajudar efetivamente o seu negócio, oferecendo um banco de dados bem estruturado.

Lembre-se de que a escolha da tecnologia ideal pode impactar totalmente o setor de Recursos Humanos. Para saber mais sobre o assunto, confira este artigo sobre como a conexão entre TI e RH pode otimizar os processos.

Posts relacionados

Deixe um comentário