Afinal, o que deve ser analisado para escolher um software de RH?

4 minutos para ler

Escolher um bom software de RH não é algo trivial. Pelo contrário, é essencial para otimizar a performance da gestão de pessoas. Com ele, você pode analisar grandes volumes de dados, gerenciar processos e monitorar indicadores. Portanto, é preciso escolher com acerto.

No entanto, existem algumas dúvidas recorrentes. Por exemplo, como escolher um ótimo software? Ou quais atributos devem ser considerados? São questões importantes, pois suas respostas vão determinar o processo de escolha e adoção do seu software de gestão de RH.

Nos tópicos seguintes, apresentamos 4 itens essenciais para fazer uma boa escolha. Você deve pensá-los antes de selecionar seu software. Continue atentamente a leitura.

Avalie o que é prioridade na sua gestão

O RH tem uma infinidade de tarefas. Algumas das principais são: contratação de talentos, formação de boas equipes, administração da folha de pagamento e ponto eletrônico.

Portanto, é interessante listar suas tarefas prioritárias e buscar um software capaz de supri-las. Do contrário, você corre o risco de deixá-las em segundo plano.

Alguns sistemas são genéricos e parecem propor soluções às principais atividades do RH. É interessante pensar neles e avaliar se podem ser efetivamente adotados na empresa.

Estude as diferentes soluções disponíveis no mercado

Definidas suas prioridades, é hora de dar um segundo passo: buscar por softwares capazes de suprir essas demandas. Pense nessa etapa como um estudo das possíveis soluções.

Ao estudar um software, é preciso pensar em algumas coisas: seu time de desenvolvedores é realmente qualificado? Suas soluções são completas e seguras? E o custo-benefício é atraente?

É interessante realizar comparativos, como quais atributos pertencem à solução A e quais fazem parte da solução B? Assim, no fim, terá uma visão abrangente das possíveis soluções.

Peça uma demonstração antes de comprar

É natural que não compreenda alguns atributos ou se sinta confuso. Nesse caso, antes de efetivar qualquer compra, o mais adequado é solicitar uma apresentação do software.

Nesse caso, a equipe de suporte do software poderá entrar em contato com você para tirar algumas das suas dúvidas e mostrar como o software funciona, na prática.

Esse é o melhorar momento para tirar todas as suas dúvidas, bem como analisar certos atributos do fornecedor do software, como prontidão, disposição e pontualidade.

Busque hospedagem na nuvem

Modernos softwares funcionam com hospedagem na nuvem. Ou seja, eles não precisam ser instalados em seu computador e suas informações ficam salvas em espaços da internet.

Há muitas vantagens ligadas à hospedagem na nuvem, algumas das principais são:

  1. há menor demanda do seu computador;
  2. os dados são acessados com flexibilidade (em qualquer horário e local);
  3. existe mais segurança da informação;
  4. o RH estará mais bem adequado à transformação digital.

Veja, agora você está por dentro do assunto. Lembre-se sempre de que, para escolher seu software de RH, é interessante começar estudando as tarefas consideradas prioritárias. Também, é importante estudar as soluções disponíveis, pedir uma demonstração e avaliar se há hospedagem na nuvem. Dessa maneira, terá mais chances de fazer a escolha certa.

A TIDEXA, desenvolvedora de softwares de RH, conta com soluções que atendem a todas essas característica, além de suporte com profissionais especializados, garantia dos processos de RH em conformidade com a legislação, customizações de acordo com as regras do negócio de cada cliente, treinamentos e hospedagem na nuvem.

Ficou interessado, não é mesmo? Aproveite, então, para conhecer mais sobre a TIDEXA, seu software de RH e agendar uma apresentação. Não perca essa oportunidade.

Powered by Rock Convert

Posts relacionados

Deixe um comentário