O que são soluções na nuvem e quais suas vantagens?

6 minutos para ler

A computação na nuvem (Cloud Computing) é um termo cada vez mais conhecido atualmente. Ele faz parte da extensa gama tecnológica que vem transformando nossa vida nos últimos tempos, atuando nas mais diversas situações. Apesar disso, muitas pessoas ainda não sabem exatamente do que esse conceito se trata.

Mesmo sem percebermos, a nuvem está presente em várias de nossas atividades, seja no nosso lazer, na nossa comunicação ou no trabalho. Aliás, empresas de todo o mundo já se beneficiam desse recurso. Para entender melhor sobre esse assunto e conhecer as vantagens dessa tecnologia é só continuar lendo!

O que são soluções na nuvem?

A nuvem se trata de uma rede de servidores remotos espalhados pelo planeta, que são conectados entre si e operam em conjunto. Ela hospeda diversos tipos de informação, como programas e dados, permitindo que você as acesse em várias partes do mundo e por diversos dispositivos.

É graças a essa tecnologia que podemos, por exemplo, acessar nossos e-mails, assistir a vídeos online e editar documentos sem precisar fazer o download ou nos conectarmos a um PC, por exemplo. A nuvem permite, portanto, o armazenamento e o gerenciamento de dados de maneira prática e ampliada, trazendo várias possibilidades para o nosso dia a dia. Com ela, é possível acessar arquivos sem necessariamente utilizar um servidor local, ou seja, sem precisar baixá-los no seu computador. 

Quais são as vantagens do uso da nuvem para um usuário?

Somente pelo que já foi apresentado, já dá para perceber como a nuvem traz benefícios para nossas atividades, não é mesmo? Separamos algumas dessas vantagens para explicarmos melhor a seguir. Confira!

Facilidade de acesso

Como já foi comentado, a nuvem permite acessar seus dados e ferramentas de maneira bem versátil. Com ela, você pode começar a editar um documento em um tablet e depois finalizá-lo em um notebook ou smartphone, por exemplo, além de trocar informações com seus colegas de trabalho de um modo prático e rápido. 

Essa flexibilidade pode ser muito aproveitada por diversos profissionais, além de também contribuir para a vida pessoal, é claro. As empresas que fazem uso de soluções na nuvem ainda podem adaptar essa tecnologia a suas necessidades e contar com servidores potentes, que otimizam a computação e o acesso.

Redução de custos

Existem formas gratuitas de Cloud Computing, o que é bem vantajoso — especialmente para a utilização pessoal. Para questões de trabalho, por sua vez, mesmo quando é necessário usar um serviço pago, ainda há economia, pois se faz apenas esse investimento e não é preciso arcar com licenças de softwares para cada computador, por exemplo. 

Com essa tecnologia, você paga apenas pelo que usa. Quando é preciso aumentar o espaço de computação em um determinado pacote, investe-se apenas nesse aumento, o que sai muito mais em conta do que investir em novos servidores locais para o seu negócio.

Segurança de dados

Caso você perca seu celular ou outro dispositivo, suas informações colocadas na nuvem não estarão perdidas, pois será possível acessá-las por meio de outras ferramentas. Essa é apenas uma das vantagens que essa tecnologia oferece em termos de segurança.

No que se trata da proteção de dados, os provedores do Cloud Computing utilizam padrões como o ISO e o SSL, entre outros, para os manter a salvo. Muitas empresas que oferecem soluções na nuvem utilizam excelentes ferramentas nesse sentido, tornando a opção mais segura do que os servidores locais.

Disponibilidade das informações

Ao utilizar a nuvem para seu armazenamento, seus dados e documentos poderão ser acessados de qualquer lugar com internet, ao invés de ficarem restritos a apenas um dispositivo. Isso significa que eles estarão disponíveis para você em diversas situações, facilitando o seu trabalho. 

Além disso, quando desejar que um arquivo esteja disponível no acesso offline, em algum dispositivo, é só fazer o download. Essa possibilidade existe na maioria das plataformas de Cloud Computing.

Facilidade nos backups e nas atualizações

Fazer backups de informações na nuvem também é bem rápido e prático. Não será necessário utilizar discos físicos para baixar, por exemplo, e os dados podem ser recuperados sem estarem conectados a um servidor local. 

Além disso, outra vantagem das soluções na nuvem é sua eficiência para fazer atualizações e manutenções: elas ocorrem com muita frequência e costumam ser automáticas, ficando à cargo da empresa fornecedora. Dessa maneira, a equipe de TI do seu negócio não precisa se preocupar em ficar fazendo revisões constantes. 

Quais são as diferentes aplicações para a tecnologia de nuvem?

Falando especialmente de empresas, existem quatro principais formas de implantar a tecnologia de nuvem. Uma delas é a nuvem pública, que compartilha serviços com a internet em geral. Também há a nuvem privada, que compartilha apenas com uma rede interna, a nuvem híbrida (que compartilha entre redes públicas e privadas) e a nuvem de comunidade, que compartilha dados apenas entre organizações específicas.

O setor de Recursos Humanos é um dos que têm muito a se beneficiar com essa tecnologia. Afinal, ele trabalha constantemente com uma enorme quantidade de dados sobre seus colaboradores e seus processos seletivos, certo?

Nesse contexto, sem o Cloud Computing, o armazenamento e a organização desses dados se torna muito mais complexa. A nuvem permite guardar essas informações e encontrá-las de forma mais rápida e prática, além de não limitá-las a um único computador. 

Essa otimização contribui muito para as rotinas do setor, permitindo que os profissionais tenham mais tempo para se dedicar a outros aspectos da empresa. Para além de tudo isso, existem várias plataformas de nuvem que oferecem recursos para recrutamento e seleção, folhas de pagamento, avaliação de desempenho, controle de ponto eletrônico, treinamentos e outros processos do RH e do Departamento Pessoal.

Agora você já conhece as maiores vantagens das soluções em nuvem, tanto de modo geral quanto para uma empresa. Para finalizar, é importante ressaltarmos a importância de contar com soluções confiáveis e seguras. A Oracle Cloud, por exemplo, oferece recursos de resposta rápida, com segurança e qualidade para você!

Esperamos que tenha gostado do post! Não se esqueça de compartilhá-lo em suas redes sociais para conversar com seus seguidores sobre os benefícios das soluções na nuvem!

Posts relacionados

Deixe um comentário