gestão de pessoas gestão de pessoas

Descubra de uma vez por todas as vantagens da tecnologia na gestão de pessoas

4 minutos para ler

O processo de administração de recursos humanos é essencial para uma empresa. Além da seleção de profissionais talentosos, ele garante a criação de equipes de alta performance e a otimização da força de trabalho. Nesse cenário, as vantagens da tecnologia na gestão de pessoas são notáveis.

Segundo a Deloitte, 51% dos líderes empresariais consideram o RH digital algo importante ou muito importante. Além disso, 56% deles estão redesenhando seus processos para aproveitar ferramentas digitais.

Neste post, você vai ver que a tecnologia vem otimizando as ações de gestão de pessoas e vai entender melhor as vantagens para a sua empresa. Continue a leitura e saiba quais são esses benefícios!

Promove agilidade e precisão aos processos

Há uma enorme quantidade de processos de gestão de pessoas, como o recrutamento, seleção, integração, treinamento e desligamento dos profissionais. Ao usar a tecnologia a seu favor, todos eles podem se tornar mais ágeis e precisos.

Veja, por exemplo, a seleção de novos profissionais. Uma boa plataforma permite que a triagem de currículos seja automatizada, eliminando o processo burocrático de analisar, currículo por currículo, o perfil dos candidatos. O próprio sistema faz isso.

Subsidia uma base de dados volumosa

Diariamente, o gestor de pessoas precisa tomar uma série de decisões importantes. Por exemplo, como investir o orçamento do RH, quais líderes devem ser mantidos e quando adotar um novo programa de qualificação. Para tomar as melhores atitudes, é fundamental que as decisões sejam baseadas em dados consistentes.

Felizmente, boas tecnologias permitem a coleta, a organização e a análise de grandes volumes de dados. O gestor pode extrair e analisar diversos dados sobre a assiduidade dos talentos com softwares de controle de ponto, por exemplo. Assim, há mais controle dessas informações e precisão para futuras ações.

Aumenta o foco no que é mais estratégico

O RH conta com uma série de tarefas estratégicas, como a criação de programas de sucessão de líderes, formulação de estratégias de employer branding e monitoramento de indicadores de performance. Para tanto, precisa realmente ter tempo para se dedicar a elas.

Boas tecnologias podem ser de grande ajuda. Elas automatizam tarefas rotineiras, como a distribuição da folha de pagamento e o envio de comunicados aos empregados; e também flexibilizam o fluxo de alguns trabalhos. Ao otimizar essas tarefas, o gestor terá mais tempo para se dedicar ao que é mais estratégico para a empresa.

Reduz o número de erros e problemas

Assim como em outras áreas, a gestão de pessoas também pode apresentar erros e enfrentar desafios que, se não forem bem solucionados, podem afetar não só o RH, mas toda a empresa. Se profissionais talentosos são demitidos, por exemplo, a equipe de trabalho é enfraquecida. O mesmo acontece se o clima de trabalho torna-se tóxico.

Felizmente, a tecnologia pode ajudar a reduzir (em alguns casos, eliminar) esses erros e garantir que haja um maior padrão de qualidade para a gestão de pessoas. Assim, o número de acertos será superior, tornando o RH mais competitivo e fora do lugar-comum.

Todos esses benefícios, em conjunto, promovem um efeito ainda maior. Eles permitem que a empresa obtenha uma vantagem competitiva, colocando-se um passo à frente dos seus concorrentes. Isso promove uma série de benefícios secundários, como o aumento da sua rentabilidade, perenidade e longevidade.

Se você gostou do post, aproveite para entender um pouco mais sobre tecnologia na gestão de pessoas e descobra como podemos ajudar. Entre em contato conosco!

Posts relacionados