Tendências do futuro para o RH? Descubra, agora, quais são elas!

4 minutos para ler

Cada vez mais, os gestores e empresários procuram se manter atentos às tendências para o futuro do RH. O que é natural, visto que o desempenho de uma companhia está diretamente relacionado ao engajamento e aos níveis de qualificação de seus colaboradores.

Nesse novo cenário, as empresas que falharem em atender as demandas de seus profissionais tendem a perder seus talentos para companhias mais atualizadas. Uma situação que obviamente vai afetar negativamente seu desempenho.

Levando em consideração a importância desse tema, achamos por bem preparar este conteúdo com informações a respeito de algumas das principais estratégias de Recursos Humanos par ao futuro.

Leia o artigo e descubra quais projetos implementar em sua empresa para garantir a retenção de talentos!

Jornada de trabalho híbrida

O home office, e os benefícios entregues por ele, já não são exatamente uma novidade. Principalmente nesse período, em que a pandemia do coronavírus fez do isolamento social uma necessidade.

A grande questão é que, mesmo apreciando as vantagens entregues por esse modelo de trabalho, muitos profissionais podem sentir falta da rotina comum de um escritório. Principalmente da convivência com os colegas e da proximidade com seus líderes diretos.

Frente a essa situação, a jornada de trabalho híbrida surgiu como uma solução interessante. Basicamente, ela consiste em escalonar o trabalho dos colaboradores entre home office e presencial. O que abre espaço para que tanto a empresa quanto os profissionais possam aproveitar os benefícios das duas formas de trabalho.

Em uma jornada híbrida, o colaborador pode passar mais tempo próximo de sua família, sem que isso o impeça de conviver com seus colegas.

Dados os impactos positivos da jornada híbrida de trabalho, principalmente em relação ao desempenho e a saúde mental dos colaboradores, ela pode ser listada como uma das principais tendências para o futuro do RH!

Benefícios flexíveis

Quando pensamos em métodos para atrair talentos, a oferta de benefícios costuma ser uma das estratégias mais eficientes. É importante ressaltar, porém, que muitas companhias costumam adotá-la, de modo que a tarefa de criar atrativos para colaboradores especializados pode acabar se tornando custosa demais.

Felizmente, a implementação de uma estratégia de benefícios flexíveis é capaz de resolver esse problema. A estratégia em questão permite que o próprio colaborador escolha, entre uma lista de benefícios entregues pela empresa, as vantagens que mais chamam a sua atenção.

Nesse cenário, o colaborador tem a prerrogativa de optar por um plano de benefícios que de fato esteja alinhado ao seu perfil, o que é interessante para ele.

Quanto à empresa, ela não precisará ficar incluindo novas vantagens para se manter atrativa, de modo que ela é capaz de fazer uma oferta de valor ao colaborador sem ultrapassar o nível de investimento que está preparada para realizar.

Uma vez que essa estratégia é relevante tanto para o colaborador quanto para a empresa, ela pode ser listada entre as principais tendências para o futuro do setor de Recursos Humanos.

People Analytics

Entre todas as tendências para o futuro do RH, podemos dizer que o People Analytics é uma das mais relevantes. Isso ocorre porque, por meio dele, os profissionais de Recursos Humanos podem monitorar os colaboradores da companhia, desde de sua contratação até o desligamento. Isso de um modo mais eficiente.

Esse conceito pode ser descrito como o uso de tecnologias de dados, como o Big Data, para acompanhar o desenvolvimento dos funcionários de uma empresa com métricas precisas.

Fazendo uso dessa estratégia, o gestor de RH pode, por exemplo, elaborar medidas para melhorar o processo de onboarding da empresa. Medidas essas que são capazes de aumentar os índices de retenção de talentos e ainda diminuir o tempo gasto por novos colaboradores para se adaptarem às rotinas do local de trabalho.

Por mais que uma empresa invista em ferramentas e em tecnologias de ponta, se o seu time de colaboradores não for engajado, ela terá grandes dificuldades para atingir resultados relevantes. Por essa razão, o investimento em estratégias de Recursos Humano é indispensável.

Afinal, se este cuidado não for tomado, a empresa em questão pode acabar perdendo seus talentos para companhias mais alinhadas ao futuro do RH.

Agora que você conhece as principais tendências para o futuro do RH, compartilhe o texto em suas redes sociais e ajude seus amigos a acessar esses conhecimentos!  

Posts relacionados

Deixe um comentário