4 vantagens da cloud computing que convencerão você a investir

4 minutos para ler

Embora as inovações tecnológicas otimizem o mercado, abrindo espaço para que empresas forneçam serviços e produtos mais avançados, é importante ressaltar que elas também elevam o nível da competição, o que torna o acesso e o armazenamento de informações cada vez mais importante. Nesse cenário, compreender as vantagens da cloud computing é indispensável para os gestores que pretendem elevar a eficiência de seus negócios.

Isso ocorre porque, além de reduzir os custos da área de TI, essa tecnologia tem o potencial de simplificar as tarefas que precisam ser executadas por seus profissionais, o que eleva seus níveis de eficiência e otimiza os resultados da empresa como um todo.

Você ainda não conhece os benefícios da computação em nuvem? Leia este artigo e descubra 4 vantagens da cloud que te convencerão a investir na tecnologia!

1. Acessibilidade

Quando pensamos nas vantagens da cloud computing, é provável que a primeira a surgir em nossa mente seja a acessibilidade. Afinal, por meio da tecnologia, qualquer pessoa autorizada pode acessar arquivos em tempo real, independentemente do local em que se encontre.

Tal acessibilidade tem o potencial de agilizar a execução de tarefas e até mesmo reduzir os custos com o armazenamento e o transporte de documentos, o que a torna extremamente útil atualmente.

2. Escalabilidade

Ao adotar um serviço de computação em nuvem, uma companhia precisa pagar apenas pelo poder computacional que de fato está utilizando, o que significa que ela não precisa se preocupar com fatores como ociosidade do hardware ou com futuros investimentos para ampliar sua capacidade.

Outro ponto interessante que merece ser ressaltado a respeito de tal funcionalidade é que ela é automática; o próprio sistema é capaz administrar o poder computacional que utiliza de acordo com suas demandas, sem que isso gere qualquer problema ou desconforto para os seus usuários.

3. Otimização de manutenção

Uma vez que o sistema é capaz de ajustar automaticamente o poder computacional que utiliza nas suas demandas, há a otimização dos processos de TI da empresa, pois muitas das tarefas que antes eram de sua responsabilidade passam a ser executadas automaticamente.

Nesse novo cenário, os profissionais de TI da empresa podem agir de modo mais estratégico, monitorando o funcionamento do sistema e identificando soluções para que ele se torne ainda mais eficiente.

4. Alta disponibilidade

Não é uma novidade para empresários e gestores de TI que, quando um importante recurso da empresa cai, mesmo que seja por um curto período, prejuízos são praticamente inevitáveis, principalmente para companhias que baseiam seu modelo de negócios no recurso em questão.

Para compreender como a computação em nuvem pode evitar esse problema, é necessário pensar nos fatores que podem desencadeá-lo. Entre eles, podemos citar os seguintes:

  • número de acessos superior à capacidade do servidor;
  • falhas de segurança;
  • eventos inesperados, como falhas no fornecimento de energia, que comprometem a operação do servidor.

A escalabilidade da cloud computing é capaz de se ajustar perfeitamente à demanda do sistema, de modo que o número de acessos deixa de ser um problema. Além disso, as empresas que lidam com essa atividade contam com diversos dispositivos de segurança em nuvem e outras soluções projetadas para manter os recursos de TI sob sua tutela em operação, 24 horas por dia.

A computação em nuvem tem o potencial de otimizar a operação de uma empresa, elevando a eficiência de seus serviços e simplificando as tarefas do time de TI. É importante, porém, que esse serviço seja prestado por uma empresa séria, que conte com a estrutura e com os profissionais necessários para, de fato, prestar um serviço de qualidade.

Agora que você conhece 4 das principais vantagens da Cloud, o que acha de contar com o apoio de uma empresa altamente especializada nessa tecnologia? Acesse nosso site e descubra os diferenciais da TIDEXA!

Posts relacionados

Um comentário em “4 vantagens da cloud computing que convencerão você a investir

Deixe um comentário