5 vantagens de ter o sistema de RH em nuvem (SaaS)

6 minutos para ler

Com o aumento das demandas e dos desafios, o setor de Recursos Humanos vem recorrendo às novas tecnologias para otimizar o trabalho e ter melhores resultados. Neste texto, vamos apresentar as vantagens de ter o sistema de RH em nuvem e mostrar que seu departamento pode avançar ainda mais com essa inovação.

Provavelmente seu RH já abandonou os arquivos de papel e as calculadoras físicas para adotar um sistema informatizado. Mas você certamente notou que existem limitações em softwares instalados em servidores físicos e conectados à rede da empresa.

Continue a leitura para descobrir a tecnologia SaaS e os benefícios dela para as rotinas da gestão de pessoas.

O que é um SaaS e como funciona?

A sigla SaaS se refere a Software as a Service, um modelo de negócio em que o software é disponibilizado em nuvem, com acesso por meio da internet. O grande destaque dessa tecnologia é a independência de servidores físicos, como computadores em que os programas são instalados.

A estrutura se baseia em cloud computing, hospedando todos os dados na nuvem. Por mais que pareça algo abstrato, a tecnologia SaaS faz parte do nosso dia a dia. Serviços como Netflix, Spotify e Google Drive são alguns exemplos de softwares que podem ser acessados de qualquer lugar do mundo, bastando uma assinatura e uma conexão com a internet.

Seguindo essa tendência, os sistemas de RH em nuvem têm ganhado a preferência dos profissionais do setor. Eles dão conta de todos os processos tradicionais do departamento, como Folha de Pagamento, Ponto Eletrônico, cálculos legais, benefícios, planos de cargos, entre outros. A grande diferença está na flexibilidade do acesso, dispensando um computador ou rede específica para manusear a interface.

Quais são as vantagens de ter o sistema de RH em nuvem?

Se você chegou até aqui, deve estar buscando entender as vantagens de ter o sistema de RH em nuvem. Separamos os 5 benefícios mais relevantes, que mostram como essa tecnologia pode otimizar o trabalho do setor e garantir um melhor retorno sobre investimento. Veja a seguir.

1. Mais segurança de dados

A segurança de dados é uma das grandes preocupações das empresas atualmente, afinal, a cada dia lidamos com mais e mais informações em nossos arquivos. Contar com um SaaS para Recursos Humanos permite tanto o cuidado no armazenamento quanto o monitoramento do manuseio dos dados.

Se pensarmos em arquivos de papel, sabemos que eles podem ser facilmente perdidos, vistos sem autorização e até danificados pelo tempo ou outros fatores. Já os dados mantidos em servidores físicos também estão suscetíveis a acesso indevido. Além disso, os equipamentos podem apresentar defeitos e, consequentemente, danificar os arquivos.

Ao aderir à computação em nuvem no RH, é possível criar controles de acesso por nível, impedindo que informações preciosas caiam em mãos erradas ou desqualificadas. Estruturas de firewall ainda reforçam a segurança, evitando ataques cibernéticos.

2. Redução de custos com TI

Mais uma das vantagens de ter o sistema de RH em nuvem é a redução dos custos com tecnologia de informação. A empresa economiza, primeiramente, na compra de equipamentos, como servidores mais robustos e com maior espaço para os dados.

As atualizações de programas e de licenças de uso também são um custo que vai ser poupado, já que tecnologias SaaS têm atualizações automáticas, sem necessidade de um novo processo de instalação ou adequação. Por fim, o suporte necessário para dar conta de um sistema em nuvem é menor do que um sistema físico, visto que ele apresenta menos inconsistências e problemas a serem resolvidos diariamente.

3. Otimização do trabalho de RH

Como profissional de RH, você certamente pensa com frequência em otimizar o trabalho realizado por sua equipe. Fazer mais em menos tempo e com a mesma eficiência é um desafio, mas que pode ser vencido com as tecnologias certas.

A vantagem de ter o sistema de RH em nuvem é que ele concentra diversas demandas do setor em um só espaço, que pode ser acessado por toda a equipe de qualquer dispositivo. Além de ter todos os arquivos necessários em poucos cliques, os documentos, tarefas, planilhas e relatórios são atualizados em tempo real. Isso evita o vaivém de informações e os ruídos na comunicação que atrasam o trabalho.

O sistema também automatiza certos processos e facilita outros, como cálculos. Reunindo todas as funções com a instantaneidade e mobilidade, sua equipe se torna muito mais produtiva e motivada usando um SaaS de RH.

4. Facilidade de acesso remoto

Com a pandemia do coronavírus e a necessidade de isolamento social, os profissionais perceberam como o acesso remoto a dados da empresa pode ser essencial. Empresas que adotaram o home office por um período ou permanentemente só podem funcionar com a mobilidade proporcionada por tecnologias em nuvem.

Assim, entre as vantagens de ter o sistema de RH em nuvem, a flexibilidade de acesso para o trabalho remoto é mais uma na lista. Os profissionais da equipe podem atuar de casa, em uma viagem de negócios, em um coworking, por exemplo, mantendo a segurança dos dados e a produtividade.

5. Gestão estratégica

Por fim, mais uma vantagem de ter o sistema de RH em nuvem é alcançar uma gestão mais estratégica e inteligente. As tendências para esse modelo de gestão incluem um mindset digital, a busca pela otimização das tarefas e a tomada de decisões orientada a dados.

Considerando esses aspectos do RH inteligente, um sistema em nuvem permite uma visão muito mais ampla de todos os processos que acontecem no setor. A gestão pode acompanhar o andamento das demandas, a atualização dos arquivos e os níveis de acesso dos profissionais do time.

Junto a isso, é possível importar e exportar dados do sistema para outros locais, além de gerar relatórios completos de forma rápida, o que é essencial para monitorar indicadores e embasar decisões. Ter à mão todos esses dados valiosos pode transformar a dinâmica do trabalho de gestão de pessoas.

Esperamos que você tenha percebido o potencial dos sistemas SaaS para seu setor de Recursos Humanos. As vantagens de ter o sistema de RH em nuvem chamam a atenção de profissionais que buscam otimização e alinhamento com a transformação digital.

A TIDEXA tem tradição em soluções para RH e quer ajudar sua empresa a avançar no mercado por meio das melhores tecnologias. Entre em contato com nossa equipe e descubra nossos produtos.

Posts relacionados

Um comentário em “5 vantagens de ter o sistema de RH em nuvem (SaaS)

Deixe um comentário